segunda-feira, 24 de março de 2014

“IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL”


TEXTO ÁUREO:
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo 14.6
VERDADE APLICADA:
Jesus é a verdade do caminho pelo qual os homens devem retornar a Deus. Portanto, Ele é o exemplo supremo e o Ilustrador desse caminho.
OBJETIVOS DA LIÇÃO:
1. Fazer conhecida a origem da Igreja Messiânica Mundial;
2. Combater a heresia das “Três Colunas da Salvação”, conforme ensino da Igreja Messiânica Mundial;
3. Refutar as principais heresias da Igreja Messiânica Mundial.
TEXTOS DE REFERÊNCIA:
(Jo 14.1-5) “1 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3  E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 4  Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. 5  Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?”
INTRODUÇÃO:
         A Igreja Messiânica Mundial prega que seu objetivo é construir o “Paraíso Terrestre”, criando e difundindo uma civilização religiosa que se desenvolva lado a lado com o progresso material. Argumentam que o “Paraíso Terrestre” foi anunciado e profetizado por Buda (o fundador do Budismo) e por Jesus Cristo. Para a Igreja Messiânica Mundial, esse paraíso é uma expressão que se refere ao mundo ideal, onde não existe doença, pobreza nem conflito.
         Paraíso Terrestres: A Igreja messiânica mundial esta muito distância de seu objetivo, Crise civilizatória – sociedade decaída e sem Deus. (Mt. 24:12-14) “12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.13  Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 14  E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
2. Mundo jaz no maligo: Deus apresenta uma via de salvação, porém, pela justiça de Deus e como consequência dos atos da humanidade o mundo segue as influência do maligno (1Jo 5:19) “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”.
1. Origem e história da Igreja Messiânica Mundial:
         A Igreja Messiânica Mundial foi fundada inicialmente com o nome “Kanon”, em Tóquio, Japão, em 1º de janeiro de 1935.
1.1 Fundador da Igreja Messiânica Mundial: O fundador da Igreja Messiânica Mundial, Mokiti Okada, nasceu no dia 23 de dezembro de 1.882, no bairro de Hashiba, na cidade de Tóquio, Japão, chamado pelos seus seguidores de “Meishu-Sama” (Senhor da Luz). A Bíblia nos revela que Jesus é a Luz do mundo (Jo 8:12) “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
         Consta que Okada deu inicio a esta seita após ter recebido, em 15 de junho de 1.931, no alto do Monte Nokoguiri, na Japão, revelação sobre Deus, o homem e o mundo.
         Essa revelação dizia que o homem só poderia alcançar a libertação através da purificação do espirito, que vem através do “Johrei” (item 2.1).
         Okada entendeu que seria o início da “Nova Era do Luz no Mundo Espiritual”. Com a morte de Okada em 1.955, sua esposa conhecida pela nome de “Nidai-Sama” (segundo líder), assumiu a liderança da seita, vindo morrer em 1.962, sendo substituída pela sua filha Itsuki Okada, conhecida pelo nome de “Kyoshu-Sama” (mestre que ensina a Luz).
         Para os seguidores de Okada ele é “O Senhor da Luz”, colocando-o acima de Cristo. No entanto, este título pertence a Jesus, conforme registrou o evangelista João (Jo 1.9) “Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo”. O salvado Jesus veio a este mundo como a verdadeira luz; e, nessa condição, a sua função iluminadora não teve começo e não terá fim, diferente do “simples mortal” chamado Mokiti Okada.
         Jesus, a verdadeira luz, é a fonte e a origem de toda a sabedoria, assim também a sabedoria que há nos homens se deriva Dele; o intelecto humano é apenas um raio de resplendor de Jesus; e a própria razão humana se origina de Deus. A luz que emana de Cristo, também transforma o homem segundo a sua própria imagem (Rm 8.29), pois os discípulos de Jesus Cristo são moralmente aperfeiçoados, vindo a possuir o amor, a longaminidade, a bondade e a justiça juntamente com todas as qualidades morais (Gl 5:22-23). O alvo para a salvação da humanidade é a transformação do homem, segundo a imagem de Cristo, a fim de vir a compartilhar de tudo quanto Ele tem, e de ser tudo quanto Ele é.     
1.2 Livro Sagrado: Para a Igreja Messiânica Mundial as obras e Mokiti Okada, “Alicerce do Paraído” e “Os Milagres do Johrei” e os ensinos de sua esposa, Nidai-Sama, são os livros considerados sagrados.
1.3 Igreja Messiânica Mundial no Brasil: A Igreja Messiânica Mundial chegou ao Brasil em 1.955 e, em 1.965, construiu seu primeiro templo. Conforme dados desta seita, atualmente cerca de 3 milhões de pessoas entre adeptos e simpatizantes, frequentam seus templos no Brasil. A Igreja Messiânica Mundial no Brasil é presidida por Hidenari Hayashi.
2. Igreja Messiânica Mundial e “As Três Colunas da Salvação” :
Para atingir a salvação, a Igreja Messiânica Mundial ensina que existem três fundamentos, que devem ser praticados, a saber:
2.1 O Johrei:
O Johrei é a prática mais importante neste tripé da salvação apresentado pela Igreja Messiânica Mundial. O Johrei é o ato de impor as mãos sobre uma pessoa, com o objetivo de eliminar as impurezas espirituais. (técnica de imposição das mãos com o objetivo de canalizar a energia universal para harmonizar o ser humano) Johrei é uma palavra criada pro Mokiti Okada, com a junção de dois ideogramas da língua japonesa: “Jo”(purificar) e “Rei”(espírito). Assim ele pregava que esta é a forma uma forma de canalizar com as mãos, a “intangível, infinita e poderosa energia” capaz de “purificar as impurezas do homem e possibilitar que ele se eleve espiritualmente para as camadas onde a Luz é intensa”. Para a Igreja Messiânica Mundial, essa “luz” é a fonte da saúde, da sabedoria e da felicidade. Esta heresia propõe então que simples mortais, usando suas próprias “energias interiores”, têm, em sí mesmos, o poder de curar e libertar as pessoas. REFUTAÇÃO – JESUS É O CAMINHO A Bíblia assevera que se Jesus “vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:36).
2.2 Agricultura Natural: A Agricultura Natural que é difundida pela Igreja Messiânica Mundial é um método de Agricultura desenvolvido por Mokiti Okada, cujo objetivo é o cultivo natural dos alimentos. Argumentam que a harmonia do meio-ambiente, com a alimentação e com a saúde do homem, trazem qualidade espiritual ao ser humano. Eles Crêem num sistema agrícola que consiste em cultivar os vegetais da maneira mais natural possível, rejeitando qualquer forma de cultivo que altere o solo. São contra a utilização de agrotóxicos (venenos), e até mesmo adubo de origem natural (esterco), pois todos esses elementos, que são predominantemente utilizados atualmente , segundo essa diretriz, retiram o verdadeiro e natural sabor dos alimentos, bem como prejudicam a saúde do homem, interferindo em sua vida espiritual. O erro desta heresia está na afirmação de que os alimentos interferem na espiritualidade das pessoas. A recomendação do Apóstolo Paulo deixa bem claro: (Cl 2:16) “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber”.
         Lógico que a saúde é fundamental para o homem, porém essa seita extrapola, confundindo responsabilidade para com o templo de Deus, o nosso corpo (1Co 3:17) “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”, com os aspectos da salvação (Arrependimento, fé, regeneração, justificação e salvação).
         Mt 15:11  Jesus afirma Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é que contamina”. Jesus mostra que o verdadeiro problema é a contaminação moral. Para Jesus os principio éticos que importa estão relacionados da seguinte forma: (Mt 15:18-19) “18  Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. Nessa referência Jesus lista comportamentos que o homem possui, e que nenhum tipo de alimento vai transformá-lo.       
2.3 O Belo: Mokiti Okada afirmava que a “consciência do belo é o que de melhor existe para a elevação dos sentimentos humanos”. Para ele, a missão da arte é enobrecer os sentimentos do homem e enriquecer-lhe a vida, proporcionando-lhe alegria e sentido, interferindo diretamente na espiritualidade do homem. Okada criou museus no Japão, onde reuniu obras de elevado valor artístico e histórico. Realizava encontros de poesia, de humor e de música. Dedicou-se a difusão do belo como fator essencial para a “salvação do homem”. A arte, o “belo” e a natureza devem ser admirados, mas nunca se deve confundir esta apreciação com a veneração no sentido de busca neles a salvação (Jo 8:32) “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 14:6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

3. A TEOLOGIA DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL:
         Seguidores da doutrina ecumênica pretendem ser uma religião universal, objetivando a união de todas as demais. Porém seus ensinos fundamentais estão distantes do que é ensinado pela Palavra de Deus. 
3.1 Deus: A doutrina da Igreja Messiânica Universal mescla várias concepções em relação a Deus. Fazendo uma verdadeira confusão, apresentam Deus como criador; porém, um Deus que esta distante de suas criaturas (doutrina deísta) (é aquele que está inclinado a afirmar a existência de Deus, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas). Em outros momentos, apresentam Deus fundido na sua própria criação (doutrina panteísta) (é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente. Não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus"). deus seria encontrado em todo o Cosmos como uma unidade abrangente. Deus "o todo, a universalidade dos seres", não sendo portanto, um conteúdo em particular Deus, mas sim a totalidade deste. São também politeístas (Creêm em vários deuses), visto que têm e veneram um verdadeiro panteão (conjunto de deuses): Deus, Jeová, Logos, Ikoto, Nyorai, Dahis, Tengu, Kannon e muitos outros. REFUTAÇÃO EM RELAÇÃO AO DEÍSMO praticado pela Igreja Messiânica Mundial, a Bíblia apresenta um Deus que tem interesse pelas suas criaturas (Teísmo). Em textos como Gênesis 3:9 (E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?), temos o relato de Deus interagindo com Adão; em Gênesis 6:13 (Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra) em 1 Reis 17.2-6, há relatos de Deus cuidando do profeta Elias. REFUTAÇÃO QUANTO ENSINOS PANTEÍSTAS, as Escrituras Sagradas apresentam o Deus criador distinto de Suas criaturas (Gn 1:1) “NO princípio criou Deus os céus e a terra.” (Salmos 102:25) “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos”. REFUTAÇÃO EM RELAÇÃO AO POLITEÍSMO, a Bíblia afirma categoricamente que “o Senhor é Deus; nenhum outro há senão Ele” (Dt 4:35).
PARA OS MESSIÂNICOS DEUS SERIA UMA “ENERGIA FLUIDA”, um termo ocultista das religiões orientais associadas ao Espiritismo. Essa energia penetra nas pessoas e as leva ao melhoramento gradual, dependendo da qualidade dessa energia. Refutação: Não é isso que Deus revelou nas Sagradas Escrituras. Deus, de fato habita nas pessoas que a Ele pertencem, espírito, alma e corpo, mediante a salvação recebida e conservada em Cristo nosso Salvador (Jo 14.23) “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”; (1Co 6.19) “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”; (Jo 14.17)

3.2 JESUS CRISTO: (nome Igreja Messiânica Mundial e não reconhecem Jesus Cristo como verdadeiro Messias, ou seja, não conhecem o verdadeiro Messias), Para a Igreja Messiânica Mundial, Jesus é apresentado simplesmente como mais um que encontrou a felicidade através da prática das “colunas da salvação(1. Johrei; 2.Agricultura natural e 3. O belo). Para esta seita, Jesus Cristo não é aceito como o Messias; o messias para eles é o fundador Mokiti Okada. Ensinam que Okada esta acima de Jesus, visto que, para eles, nem mesmo Jesus chegou ao estado de “Kenshinjitsu” (Conhecimento total da verdade de todas as coisas e dos fenômenos do universo e do homem), como chegou Okada. Sendo assim, Okada é o único a ter tal grau de evolução. Para eles, o salvador deste mundo ou o messias desta seita é este ser humano chamado Okada. Refutação: Okada, além de não obter a salvação pelos seus méritos, muito menos pode salvar  a outros, como querem ensinar os adeptos da Igreja Messiânica Mundial. Okada, ao morrer, foi vencido pelo pecado, pois “o pecado veio a reinar na morte”. Mas Jesus Cristo ressuscitado salva, pois, através dele, reina a graça pela justiça para a vida eterna (Rm 5:21) “Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”.
         Okada, com sua ufania, colocando-se acida de Deus é reprovado pelas escrituras sagradas. Em (Rm 3:27) “Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.” Este texto bíblico põem o homem em seu devido lugar, e também exalta a Deus ao lugar que Ele realmente ocupa. Extrai do homem seu complexo de divindade, aquele atitude que ele imaginava ter: poder e majestade; e atribui essas qualidades á pessoa de Deus, aquém de fato pertencem tais atributos.
         As heresias de Okada iludem os seus seguidores, livrando-os do verdadeiro messias: Jesus Cristo. Desde o éden (Gn 3:15), Deus prometeu levantar um o qual esmagaria a cabeça da serpente. O Messias era esperado, e veio: (Lc 2:28-30)“Simeão o tomou em seus braços e louvou a Deus, e Disse: Agora Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação”.
         Esta igreja não menciona Jesus Cristo e não atribui o chamada messiânica. Entendem que esta Igreja seria suficiente em si mesma para transformar a humanidade sem Jesus, inclusive estabelecer aqui o “Paraíso de Deus”. Refutação Vejamos o que a Bíblia diz de Jesus (Jo.3.35) “O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos”, (Jo 5:23) “Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou” (Jo 14.6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, (Jo 15.5) “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”; (Fp 2.9-11) “9Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10  Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11  E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai”.
   
3.3 A SALVAÇÃO: Segundo a Igreja Messiânica Mundial a salvação se dá no momento em que o ser humano se liberta das três (3) desgraças: a pobreza, a doença e os conflitos. Ensinam que somente com a ajuda de Meishu-Sama, (lembrando que este é o nome religioso de Mokiti Okada), e com a prática das três (3) colunas da salvação (Johrei técnica de imposição das mãos com o objetivo de canalizar a energia universal para harmonizar o ser humano, agricultura natural e o belo), o homem conquistara a salvação. A salvação proposta por Deus em sua palavra é mais que um estado isento das mazelas da vida (1Co 15:19) “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”, é ter os pecados perdoados e ir morar eternamente com Cristo nos céus em glória.
3.4 O ESPÍRITO SANTO. Os messiânicos desconhecem o Espírito Santo. Aliás, todos os valores cristãos e bíblicos não constam da fé messiânica. Como já dissemos, a Igreja Messiânica Mundial nada tem a ver, sob qualquer aspecto, com a revelação de Deus, a Bíblia Sagrada (1ª Jo 5.6-7) “6. Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 7  Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um”.
         É fácil entender o motivo pelo desconhecimento do Espírito Santo pelos messiânicos, pelo fato de o Espírito é recebido e conhecido apenas pelos verdadeiros seguidores de Cristo e adoradores do DEUS (I Co 2:12-13) “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. 13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais”, Os messiânicos não conhecem o Espírito Santo pelo fato de não o possuem consigo.

3.5 O JOHREI:

é o ato de impor as mãos sobre uma pessoa, com o objetivo de eliminar as impurezas espirituais. (técnica de imposição das mãos com o objetivo de canalizar a energia universal para harmonizar o ser humano) Johrei é uma palavra criada pro Mokiti Okada, com a junção de dois ideogramas da língua japonesa: “Jo”(purificar) e “Rei”(espírito), Dizem ser uma luz que elimina as impurezas espirituais.  
REFUTAÇÃO FALSA LUZ JOHREI-  Trata-se aí da falsa luz que Jesus falou em (Mt 6.23) “luz que são trevas”. “O próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (II Co 11.14) “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. Como um anjo para abençoar e uma luz para guiar, porém, tudo falso! A verdadeira luz é o Cristo da Bíblia: (Jo 1.9) “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo”; (Jo 8.12) “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Cuidado com aquele que fala em “luz divina” e que caminha na trevas.
REFUTAÇÃO PURIFICAÇÃO JOHREI: Quanto à purificação Só o sangue de eficaz de Jesus nos purifica do pecado e de todo outro mal (Hb 9.14) “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”; (1 Jo 1.7) “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”; (Ap 1.5) “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém”. Nem “luz divina”, nem igreja, homens, medalha milagrosa, imposição de mãos, palavras místicas, orações, podem nos purificar do pecado, (Jó 14.4) “Quem do imundo tirará o puro? Ninguém”; (Jr 2.22) “Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniqüidade está gravada diante de mim, diz o Senhor DEUS”.
3.6 – OHIKARI.

            A medalha do Ohikari é geralmente de formato circular, e usada por baixo das roupas. O material do seu cordão é livre: pode ser de silicone, corda, metal ou do que o usuário preferir, desde que ao sentar, o Ohikari alcance a altura do plexo solar. Dentro do Ohikari há réplicas de escritos de Meishu-Sama, de onde os seguidores afirmam ser emanada a luz vinda diretamente do Universo

         REFUTAÇÃO: A verdadeira luz é manifestada através da obra de Jesus Cristo. (Jo 12:46) “Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. (Jo 8:12) “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”.
3.7 – O PARAÍSO TERRENO DOS MESSIÂNICOS:


O messianismo apregoa que uma nova ordem universal está para começar. Será uma era de felicidade, com paz, saúde e igualdade de condições para todos. A Igreja Messiânica é portadora dessa revelação. Nessa era de delícias a natureza atingirá o seu devido esplendor, e, as artes também, como expressão do bom e do belo. Não haverá orgulho, cobiça, intrigas, tristezas, nem injustiça.

         REFUTAÇÃO:
Paraíso Terrestres: A Igreja messiânica mundial esta muito distância de seu objetivo, Crise civilizatória – sociedade decaída e sem Deus. (Mt. 24:12-14) “12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.13  Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 14  E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
2. Mundo jaz no maligo: Deus apresenta uma via de salvação, porém, pela justiça de Deus e como consequência dos atos da humanidade o mundo segue as influência do maligno (1Jo 5:19) “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”.

CONCLUSÃO:
         A Igreja Messiânica Mundial tem, no espiritualismo e no altruísmo, as bases essenciais para a concretização do mundo ideal, isento de doença, pobreza e conflito, limitando a isto a salvação do ser humano. Porém a realidade da vida nesta terra é outra e, por essa razão, a salvação apresentada pela Bíblia Sagrada é mais que isto: é conduzir o homem para viver eternamente com Deus.
         O grande e rápido desenvolvimento dos messiânicos deve-se ao facilismo que pregam e, sobretudo, à falta de exigências para que os adeptos mudem ou deixem seus costumes, vícios e a própria religião. Pregam uma religião onde só se recebe e a única coisa que realmente deve ser dada são as ofertas voluntárias.
         Este é o tipo de religião que agrada, porém choca-se literalmente com as palavras de Jesus, ser Cristão envolve a renuncia dos hábitos do mundo (Mt 19:29) “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá a vida eterna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.