Nossa Historia !

Indice
1.   Assembléia de Deus no Brasil;
2.   O Ministério de Madureira;
3.   Assembléia de Deus em  São Carlos;
4.   História da Escola Bíblica Dominical.

1.   Assembléia de Deus no Brasil.
Em 1909, um jovem pastor sueco chamado Gunnar Vingren, se sentindo atraído pelo que ficou conhecido como “Reavivamento da Rua Azusa”, decidiu fazer uma viagem a Chicago para entender melhor aquele movimento. Chegando ali, aprendeu, conheceu e, depois de ser batizado com o Espírito Santo, também se engajou no que ficou conhecido como o começo do Movimento Pentecostal.



Pouco tempo depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção das igrejas batistas em Chicago. Essas igrejas aceitavam o Movimento Pentecostal e, por isso, muitos dos seus participantes já tinham sido batizados. Ali, Vingren conheceu outro jovem sueco, chamado Daniel Berg, também batizado. Depois de se tornarem amigos, ambos perceberam que Deus os estava guiando numa mesma direção: o Senhor queria enviá-los como missionários para pregar o Evangelho em terras distantes. Algum tempo depois, Berg foi visitar o pastor Vingren e, durante uma reunião de oração, Deus falou a eles que deveriam partir para um lugar chamado Pará. Como nenhum dos dois sabia onde ficava tal lugar, foram procurar em um mapa. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil.
Assim, no dia 5 de novembro de 1910, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren deixaram Nova Iorque a bordo do navio "CleMent" com destino ao Pará. Belém. Por não possuírem amigos ou conhecidos na cidade, não sabiam para onde ir ou o que fazer. Assim, encontraram o endereço de um pastor metodista, chamado Justus Nelson, e decidiram procurá-lo, contando-lhe como Deus os tinha enviado como missionários para aquela cidade. Por serem batistas, o pastor Nelson decidiu apresentá-los ao responsável pela Igreja Batista de Belém, pastor Raimundo Nobre. Assim, os missionários passaram a morar nas dependências daquela igreja. Com o tempo, Vingren passou a estudar a língua portuguesa e Berg se dedicou ao trabalho de fundidor, enquanto organizavam reuniões de oração com os membros da igreja. Na madruga de uma sexta-feira, no dia 2 de junho de 1911, na Rua Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém, Celina de Albuquerque foi batizada com o Espírito Santo, e depois dela, outros cristãos passaram pela mesma experiência. Esse seria o ponto de início de uma ruptura com a tradição batista.
Devido ao movimento pentecostal iniciado ali, Daniel Berg, Gunnar Vingren e mais dezessete pessoas foram expulsas da Igreja Batista, por essa não concordar com o Pentecostalismo. Na mesma noite da expulsão, ao chegarem à casa de Celina, o grupo resolveu decidiu começar a se congregar ali, com cultos dirigidos por Vingren. Convictos e resolvidos a se organizar, o grupo fundou a igreja Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911. Mais tarde, em 1918, a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a se chamar Assembléia de Deus, em referência às Assemblies of God, igrejas americanas que também acreditavam no batismo com o Espírito Santo. Em poucas décadas a Assembléia de Deus, a partir de Belém do Pará, começou a penetrar em todas as vilas e cidades da região, até alcançar os grandes centros urbanos do Sudeste e Sul. Em razão de seu fenomenal crescimento, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus é hoje a maior denominação cristã do Brasil, com quase 15 milhões de membros.
2.   O Ministério Madureira.

Nascido em 1903, Paulo Leivas Macalão, decidiu abandonar a carreira militar aos dezoito anos para pregar o Evangelho, fato que fez com que o pai de Paulo, um general do Exército Brasileiro, o enviasse para Campo Grande, uma cidade do interior do Rio, tentando lhe afastar a idéia. Em 1923, ao chegar a Campo Grande, Paulo conheceu Heráclito Menejes, um cristão vindo de Belém do Pará. Através de Heráclito, soube do avivamento que começara lá com a chegada de Gunnar Vingren e Daniel Berg. Paulo então decidiu escrever uma carta a Vingren, pedindo que enviasse algum missionário ao Rio de Janeiro, então capital do País. Respondendo ao pedido, Vingren se muda para o Rio de Janeiro em abril de 1924.Em 1926 inicia-se o trabalho de Paulo Leivas, Vingren e Lewi Petrus nos subúrbios de Realengo, Bangu e Madureira. Em 1930 Paulo é consagrado pastor, recebendo liberdade para iniciar seu próprio ministério. A partir daí, o trabalho foi crescendo e alcançando todo o Rio de Janeiro e, posteriormente, outros estados do País.




Algum tempo depois, o trabalho é transferido para Madureira, bairro carioca onde foi construída a igreja-sede e que agora é o nome de nosso ministério. O trabalho continuou crescendo e se estabeleceu principalmente no Sudeste e Sul do País, em capitais como Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo e até mesmo Brasília, no início da nova Capital Federal.

3.   Assembleia de Deus em São Carlos.
  
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério de Madureira foi fundada em São Carlos no mês de Setembro de 1935, no bairro de Vila Nery. Seu fundador foi o Evangelista Jose Gomes Moreno, um ícone das Assembléia de Deus, muito conhecido por apresentador o programa radiofônico “Mensagens de Esperança” e pela composição de vários hinos. Posteriormente a congregação mudou-se para a Rua: Episcopal, onde permaneceu ate a conclusão de sua sede no centro da cidade. O trabalho na cidade de São Carlos começou em 1935, época em que a cidade começava a se desenvolver. O evangelho era pouco conhecido e o catolicismo era dominante na maioria das pequenas cidades do interior. Com a liderança do Pr. José Gomes Moreno, a Assembleia de Deus em São Carlos começou a ganhar força através de um programa de rádio chamado Vozes da Assembleia de Deus.

Após ele, um grupo de missionários também deu sua contribuição para o desenvolvimento da igreja. No ano de 1945 assume a igreja por um período de sete meses, o Pastor Nels Lawrence Olson, missionário norte-americano, pioneiro do radio evangelismo e do ensino teológico. Tradutor editor, escritor, articulista, e comentarista das Lições Bíblicas da Escola Bíblica Dominical, fundador de um dos mais conhecidos programas de radio chamado “Voz das Assembléias de Deus”, e autor de diversos livros, entre eles “O plano divino através dos séculos”.      

Em 27 de dezembro de 1945 e inaugurado o primeiro templo, levantado na Rua: Conde do Pinhal, 1703, Centro, pelo Pr. Theodore Richard Stohr, que era vice-presidente da igreja recém-inaugurada em Divinópolis e cooperador na fundação de diversas igrejas, também em Minas Gerais. Stohr fazia parte da geração de pastores que saíram da Suécia, foram para os EUA e vieram como missionários para o Brasil.

Feito isto foi realizada a primeira eleição do campo, sendo eleito o Pr. Theodore Richard Stohr como presidente. Em dezembro de 1946 assume o Pr. Virgilio dos Santos Rodrigues, que por mais duas vezes viria a assumir a presidência do campo em anos posteriores.
No período de maio de 1955 a fevereiro de 1986, passaram pelo campo de São Carlos os seguintes pastores:
·         Francisco Pastori;
·         Alvino Molim Bochard;
·         Sebastião Pereira Leandro;
·         Francisco Jose de Andrade;
·         Emilio Cardoso da Luz;




Batismo realizado pelo Pr. Presidente Emilio Cardoso da Luz

·         Adão Gesnel de Moraes;
Em 9 de fevereiro de 1986 assume o Pr. Tertulino Alves de Souza. No ano de 1990 assume o campo o Pr. Aparecido Dias, ficando ate 1992. Em seguida o Pastor Jose Silvestre ficando ate 1994. Em 4 de dezembro de 1994 assume o campo o Pr. Gilberto Alves de Paula.
Após campanha de jejum, oração, muito engajamento e procura, o Pr. Gilberto de Paula feche negocio para compra do terreno na Rua: 13 de maio, 1434, no centro de São Carlos. Uma bela valorizada região da cidade em 1999 o Pr. Gilberto de Paula foi designado para o campo de Osasco-SP, e assume o campo o Pr. Moizes Gomes dos Santos. Um homem com uma grande experiência ministerial e em construção civil. Em 2005 a construção do templo foi construída, e o dia 10 de dezembro de 2005, o dia escolhido para a grande inauguração, tornando realidade um grande sonho. Com o nome de Catedral Ebenezer, localização privilegiada, a igreja se tornou um marco para a cidade. Pastores que também presidiram o campo de São Carlos: Pr. Gustav Albin Bergstron e atualmente Pr. Ismael da Silva.      

            
     4.   Historia da escola Bíblica Dominical

Escola Dominical, Escola Bíblica Dominical ou EBD é uma estrutura educacional que ensina Bíblia e doutrina em cada igreja local das Igrejas Protestantes. Chama-se dominical por acontecer aos domingos, podendo os estudos serem temáticos ou com um único assunto.

História:
Surgiu na Inglaterra, com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem atividade durante os serviços de domingo. Atualmente, esta atividade envolve os membros da congregação, em todas as faixas etárias e acontece em horário diverso ao serviço religioso. No Brasil, a maioria das comunidades adota a EBD matinal e os serviços religiosos vespertinos, mas algumas realizam a EBD horas antes do início dos cultos. Em países como EUA e na Inglaterra, todas as atividades dominicais acontecem durante a manhã.

Robert Raikes e a Primeira Escola Dominical no Mundo A Escola Dominical, como criação protestante, tem sido reclamada a sua criação para diversas pessoas, muitas delas metodistas, devido a própria visão social que o Grande Despertamento fazia revelar-se nos líderes avivalistas.

John Wesley iniciou estudos bíblicos dominicais em Savannah, Geórgia, em 1737. Entre 1763 e 1769, Hannah Ball Moore, uma senhora metodista começou estudos bíblicos dominicais em sua própria casa e, a partir de 1769, nas dependências da Igreja (Anglicana) High Wycombe. Na década de 1770, o Ministro Unitariano Theophilus Lindsey proveu lições bíblicas dominicais em sua igreja, a Capela da Rua Essex, em Londres. O Rev. J. M. Moffatt,, Ministro Independente de Nailsworth, passou a lecionar estudos bíblicos dominicais já em 1774. Em Ephata, Pennsylvania, em Washington, no Estado de Connecticut, no início de 1780 já se usavam o Catecismo de Westminster e a Bíblia em estudos bíblicos dominicais das igrejas presbiterianas. Howard J. Harris declarou que, em 1780, estudos bíblicos dominicais eram feitos em cidades de Gloucester e em vilas da Inglaterra, como Painswick e Dursley. E um ministro metodista de Charleston, Carolina do Sul, em 1787, chamado George Daughaday, administrou estudos bíblicos dominicais a crianças negras americanas. Mas o Movimento de Escola Dominical, propriamente dito, teve como criador Robert Raikes.