sexta-feira, 25 de abril de 2014

“VENCENDO A TIMIDEZ E SUAS CONSEQUÊNCIAS”

TEXTO ÁUREO:
Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares. ” Js 1.9
VERDADE APLICADA:
A timidez pode impedir a concretização dos propósitos de Deus para a nossa vida.

INTRODUÇÃO:
          Abordaremos um tema que possivelmente fará com que muitos se identifiquem, talvez não por serem tímidos, mas por conhecerem ou conviverem com pessoas tímidas. Quase a metade da população relata sofrer de timidez. Todos somos tímidos em algum grau. E isso não é problema. Só o é quando isto interfere em nossa vida social. Timidez e acanhamento, no fundo é uma questão de confiança. Confiança em si mesmo !
          Êxodo 4: 10-16 “10 Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. 11 E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? 12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. 13 Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. 14 Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. 15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. 16 E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus”.
         
1. O QUE É A TIMIDEZ:
          A timidez se caracteriza por um desconforto diante de situações sociais, desconforto que “atrapalha o individuo na conquista de seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais”. Estudos recentes confirmam que ninguém nasce tímido nem se sente tímido o tempo todo. Por certo quanto estou em casa com a minha família não sou tímido.
          As pessoas ficam tímidas quando se sentem em situações de inferioridade. Portanto como Cristãos precisamos reagir contra estes sentimentos (Is 35:3-4) “3 Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. 4 Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará”.
          Os cristãos não precisam temer situações de inferioridade ou vulnerabilidade.
          A timidez causa desconforto e inibição em relações interpessoais que interferem nos objetivos pessoais e profissionais.  Traços como vergonha, medo, solidão, depressão e ansiedade podem vir a se manifestar em seu lado afetivo.

1.1 As causas da timidez:
          É importante ressaltar que uma pessoa dificilmente sentirá timidez ou acanhamento se desfrutar de uma infância saudável, estabelecendo e mantendo relação de confiança com os pais. Quando confia nos pais, confia na escolha certa e no caminho a percorrer, não tem medo de expressar seus sentimentos, e quando é colocado à prova, aceita desafios.
          Quando os pais, a sociedade e a “educação”, impõem à criança determinados comportamentos, podem comprometer seriamente sua subjetividade. Por exemplo, quando, a criança é constantemente criticada por ser demasiadamente lenta, atrapalhada, calada ou falante demais, isso pode deflagrar ódio por suas singularidades. A criança se sente ferida, diminuída e se fecha, tornando-se um adulto dependente e com pouca confiança em si mesmo.
          Então na condição de pais precisamos criar um ambiente saudável para nossos filhos e caso você tenha passado por estas questões e por outras como no caso de um pai ausente (que não esta com você nas horas que você precisa, que não lhe dá uma palavra de apoio, ajuda, incentivo) perdoe seus pais e seja formador de uma família melhor, seja o agente transformador de sua família. Perdoe seus pais, libere-os de possíveis erros que tenham cometido na sua formação e faça melhor.
          Lembre-se que você tem Jesus o amigo fiel e a regeneração tem força e poder para lhe transformar em uma nova criatura, limpando-nos de todas as enfermidades, sejam ela físicas ou sejam enfermidades da alma com a timidez (Jo 8:36) “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.  

1.2 Tipo de timidez:
          O tímido tem dificuldades em enfrentar situações novas, fazer amigos o que torna seu círculo social extremamente reduzido e também não consegue apresentar trabalhos estudantis, profissionais ou sociais, vamos conhecer três graus de timidez:
LEVE: Sofre de pequenos momentos de timidez, mas não frequentes e aprendeu a fazer o esforço necessário para vencer esses instantes que lhe possam causar estes problemas.
MODERADA: É certamente tímido, mas consegue escondê-lo. Tem muita consciência de seus atos e esforça-se para exprimir-se e obter o respeito dos outros;
EXTREMA: É profunda e obsessivamente tímido. Naturalmente, desistiu de tentar vencer a sua timidez, que lhe arruinou a vida e o impediu de realizar-se, já há muito tempo.
             A timidez pode variar, da dificuldade de falar em público, até chegar à fobia social, a mais grave de todas, impedindo a pessoa de fazer até mesmo as coisas mais simples do dia a dia.  

1.3 Timidez ou fobia social?
          Quando a timidez é exacerbada, torna-se uma fobia social, que afeta 7% da população mundial. A ansiedade social é o medo de situações sociais que envolvam interação com outras pessoas. É o medo de ser julgado e avaliado por outras pessoas. Algumas pessoas desenvolvem a fobia social, sem necessariamente ter experimentado a timidez, mas muitos tímidos evoluem para esta condição por negligenciar sua dificuldade e rejeitar as opções de tratamento.
          Enquanto na timidez a pessoa sente desconforto, mas inda enfrenta os desafios do cotidiano, na fobia social ela passa a evitá-los, isolando-se gradativamente. No caso da fobia social, as consequências podem ser devastadoras: geralmente o fóbico começa abandonando a convivência social (escola, faculdade, emprego, reuniões e festas) e termina no isolamento e no ostracismo.
          A fé Cristã não é antissocial, pois Jesus frequentou festas (Jo 2:1-2) “1 E, AO terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. 2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas”. Banquetes (Lc 5:29-30) “29 E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. 30 E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?”. E fez visitas (Mc 1:29).   

2. O TÍMIDO TEM MUITOS MEDOS:
          O tímido tem medo de gente, tem medo de não ser aceito e tem medo de ser rejeitado! Ele possui pensamentos e sentimentos negativos sobre si, sentimentos de inferioridade, sua autoestima e confiança em si mesmo são muito baixas, tem medo de errar, etc...
          Esta atitude é anticristã, pois para nós agradável é viver em comunhã (SL 133) “1 OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.
          Quanto mais inseguro o tímido se sentir em relação a outras pessoas, quanto mais nova for a situação e quanto menos conhecida seja a pessoa com quem o tímido está se relacionando, maior será a necessidade de ele se refugiar internamente, retirar-se, pois se sente muito ameaçado.

2.1 Os sintomas fisiológicos mais observados da timidez:
          A timidez pode provocar a aceleração dos batimentos cardíacos, isto é, a pessoa sente seu coração pulsando mais forte. Outro sintoma é secura na boca, especialmente sob estresse. A pessoa não produz saliva suficiente para manter a boca úmida. O tímido também experimenta tremores no corpo ou na voz, sente sua face ficar vermelha por vergonha, transpira excessivamente e pode gaguejar, prejudicando, assim, sua comunicação com outras pessoas.

2.2 Os sintomas comportamentais mais comuns da timidez:
          As reações expressas no comportamento da pessoa tímida são visíveis através da sua inibição, sente-se extremamente envergonhadas nos locais públicos ou em ambientes que não conhecem. A passividade é uma característica própria da pessoa tímida, ela não consegue ser proativa, não toma iniciativas ainda que tenha ideias não assume para si a responsabilidade de promover mudanças. Outro sintoma claro da timidez é não conseguir encarar as pessoas, olhando-as nos olhos, evitam o contato visual.
          Elas falam baixo, a voz é quase inaudível, e a expressão corporal desses indivíduos é muito reduzida, movimentando-se pouco, pois querem passar desapercebidos nos ambientes. Apresentam comportamentos nervosos.

2.3 Os sintomas afetivos da timidez:
          Finalmente os sintomas afetivos percebidos em pessoas tímidas são vergonha, tristeza, ansiedade e baixo autoestima. A autoestima não é inata, isto é, não nasce com a pessoa ela é construída. Depende do quanto a pessoa se sente aceita, respeitada e valorizada principalmente em sua infância. O isolamento é sintomático e acontece em efeito dominó. Pode começar com sua reclusão e terminar em depressão profunda.

3. MOISÉS É CONFRONTADO COM SUA TIMIDEZ:
          Há vários casos de tímidos na Bíblia, pessoas como Gideão (Jz 6:2,3,11-15), o profeta Jeremias (Jr 1:4-6) “4 Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. 6 Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino”. E o caso de Moisés (Ex 3:11) “Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?”. Moisés nasceu numa época em que os hebreus eram escravos no Egito. Faraó com receio do crescimento do povo hebreu ordenou que toda criança do sexo masculino fosse sacrificada. Mas, Moisés foi salvo pela filha de Faraó e adotado por ela como um filho. Foi educado em toda a ciência dos Egípcios, sendo poderoso em palavra e obras (At 7:22). Viveu durante os primeiros quarenta anos como um príncipe e, num certo dia, saiu para ver seus irmãos hebreus quando encontrou um egípcio espancando um homem do seu povo. Matou o Egípcio com as próprias mãos e o escondeu na areia. Contudo, a noticia se espalhou e Faraó procurou matá-lo. Moisés teve que fugir para as terras de Midiã, onde passaria os próximos quarenta anos. Refugiado e com muito medo, Deus aparece a ele, dando-lhe um propósito maior na vida. Moises seria levantado para libertar sua família e todo o seu povo. Seu trauma de fugitivo, contudo, falou mais alto, transformando-o em um homem tímido.
          Segundo o dicionário, tímido é alguém assustado, medroso, receoso, sem coragem. Era exatamente assim que Moisés se via. (Ex 3:11) “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?”.
          A timidez está enraizada no medo, num medo irracional de falar e ser humilhado ou ignorado. O tímido faz de tudo para não ser percebido.

3.1 Um homem tímido e o desafio de liderar:
          Sua opinião a respeito de si mesmo era muito diferente da opinião que Deus tinha. Sua timidez era fruto do seu olhar fixo em suas limitações, fracassos e frustrações. Apesar das garantias e provas incontestes da presença de Deus ao seu lado naquela missão (Ex 3:12), sua resistência ao chamado de Deus foi grande. Moisés hesitou, mas, finalmente aceitou o desafio.
          Creia no propósito de Deus para a sua vida e fique atento para ouvir e cumprir o seu chamado. E, se você achar que não tem capacidade fique em paz, apenas creia no Senhor e o Espírito Santo de Deus, pois Ele o transformara como fez com Davi, com Moisés, com Paulo, com Pedro e tantos outros quanto foram chamados. Considere a afirmação bíblica: (2Tm 1:7) “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

3.2 A cura da timidez e da autoestima de Moisés:
          Só depois que o Senhor curou Moisés de sua timidez, ele pode ter autoridade espiritual para a vida e para o ministério. O tímido Moisés se tornou o instrumento de Deus, porque aceitou a missão como a razão de ser da sua vida. Somente quando a pessoa encontrar  a sua missão, é que se sentirá independente do julgamento dos outros. Se ela compreender seu próprio valor, sua autoestima não dependerá mais do comportamento ou outro ou do que o outro diz.
          Não serão mais importantes nem elogios nem criticas, porque ela encontrará a dignidade de existir ao aceitar o seu ministério, sua missão. Portanto, não queira ser igual a ninguém. Apenas, melhore suas diferenças.
          Se você tem levado uma vida sem direção, sem propósito, sem grandes expectativas. Saiba que Deus tem um propósito para todos nós, ele não o colocou no mundo sem motivo, Ele quer fazer algo através da sua vida.

3.3 A vitória de Moisés sobre a timidez:
          Em Deus a ousadia tomou o lugar da covardia, a coragem dominou a timidez. A força do propósito produziu coragem em seu coração.
          Cerca de três milhões de pessoas foram libertas da tirania do Egito. Morreu aos cento e vinte anos sem que seus olhos tivessem enfraquecido ou sua força debilitada, deixando sucessão na liderança e um povo preparado para adentrar a terra prometida.
          Quando alguém percebe claramente, no coração, como é visto por Deus, então tudo muda e passa a ter uma visão renovada do seu valor e da sua vida. Cada pessoa é única, singular, “sui generis”, e cada ser humano precisa convencer-se de que veio a terra exatamente para descobrir, expressar, revelar e viver o que há de exclusivo, de único nele.
CONCLUSÃO:
          Algumas pessoas, por mais que tentem, acabam desistindo de lutar contra a timidez. É importante saber que timidez não é doença, não é defeito e não faz de ninguém um ser inferior aos demais. Deus quer nos libertar de todas a timidez para nos comissionar como libertadores de nossa família e de nosso povo!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.