sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

“MORMONISMO, A MAIS ANTICRISTÃ DAS SEITAS”


Textos de referência: Gl 1.6-9 “6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; 7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

             Gl 1:8 “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”
            Este que prega outro evangelho além do apresentado na palavra, prática um ato de heresia contra a fé, pois cremos que o evangelho é imutável, infalível e inerrante 2Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus”.
            Significado anátema: Trata-se de uma celebração pública de excomunhão da Igreja, de retirada da comunhão, de exclusão.
            Anátemo: Trata-se da pessoa que prega outro evangelho.
INTRODUÇÃO:
            O mormonismo é uma das seitas mais anticristã, pois sua doutrina é repleta de orientação e revelação angelical. Os Mórmons ou a “Igreja dos Santos dos Últimos Dias”, como também são conhecidos, é uma das seitas que mais cresce no mundo, com dados de crescimento assustador, especialmente no Brasil. Todo esse crescimento é atribuído ao trabalho intenso dos missionários, denominados Elder. Portanto é de suma importância conhecer a história e seus principais ensinos
1. O SURGIMENTO DO MORMONISMO
            O mormonismo teve início com a morte do americano Joseph Smith Jr, nascido em 23 de dezembro de 1805. Uma seita que começou com seis membros (1830), um mês depois tinha quarenta adeptos e, após seis anos, em 1836, contava com dezesseis mil membros. Há dados estatísticos indicando que, no mundo todo, atualmente, há mais de 13 milhões de mórmons.
      1.1  ORIGEM DA SEITA:
            Conta-se que Smith, atormentado pela situação religiosa em que encontravam as igrejas, em 1820, orando em um bosque, recebe de Deus a resposta, através de uma visão. Segundo Smith, Deus aparece a ele. Nessa visão, chamada pelos mórmons de "A Primeira Visão", Smith pergunta a Deus quais as igrejas verdadeiras e em qual ele deveria congregar, então ouviu uma surpreendente resposta: Deus, segundo Smith, responde a ele que "todas as igrejas de sua época estavam desviadas". Em uma segunda visão, em 1823, recebeu a visita de um anjo, chamado Moroni, que lhe revelou a existência de um livro escrito em placas de ouro.
            Precisamos tomar cuidado com o que nos são revelados, nossa mente é fértil e é possível que ela crie uma situação que lhe é favorável e você por muito querer aquilo passa a entender como sendo uma revelação divina, em todas as esferas “financeira, saúde, família, casamento” nem digo sobre o que nos é revelado por terceira pessoa, que passaria o dia aqui declarando, toda a revelação precisa de uma confirmação bíblica, Deus não vai de conduzir por revelação a algo que seja contra o evangelho e contra a sua palavra como um todo.
            As revelações devem passar pelo crivo da avaliação bíblica. Toda e qualquer orientação para a vida do cristão deve ser pautada nas Escrituras Sagradas ou ficar sujeita as heresias.
            Cuidado com você mesmo, temos um tendência a satisfazer os desejos da carne e precisamos frear voluntariamente a concupsciência, querendo obter uma resposta de Deus, alguns não procuram seus líderes e tampouco a Palavra de Deus. Profecias da carne, revelações sem fundamento bíblico, é o caminho para o surgimento de heresias e seitas.
1.2. FUNDAÇÃO DA SEITA MÓRMON:
            Em 1829, Smith diz ter recebido de João Batista, através de visão, o sacerdócio de Arão, e pouco depois recebido, também por visão, dos Apóstolos Pedro Tiago e João, o sacerdócio de Melquisedeque. Em 6 de abril 1830, segundo ele, com as autoridades de Arão e Melquisedeque, Smith abriu na cidade de Eayette (E.U.A.) esta seita.
            Quem foi Arão: Arão era irmão de Moisés. Ele foi também o primeiro Sumo-Sacerdote de Israel. Arão falou por Moisés, começando no Egito quando este confrontou Faraó. Era assistente de Moisés durante o êxodo dos Israelistas do Egito. Três anos mais velho que Moisés, tinha 83 anos quando ambos confrontaram Faraó pela primeira vez. (Êxodo 7:7).
Quem foi Melquisedeque: Rei de Salém (que significa "paz"), a qual se acredita ter sido a cidade posteriormente conhecida por Jerusalém e "sacerdote do Deus Altíssimo." (Gênesis 14:18).
1.3. VIDA DE JOSEPH SMITH JR.
            Smith teve 27 esposas e 44 filhos, adotando a poligamia tão condenada pela Bíblia (Dt 17.17) “Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie;”. Os casos de poligamia citadas na Bíblia não tinham a aprovação de Deus, eram escolhas humanas contrárias a Palavra de Deus. Em 27 de junho de 1844, Smith foi morto na prisão de Cartage (E.U.A.), por uma multidão furiosa que invadiu o cárcere onde se encontrava cumprindo pena.
            Até a lei civil brasileira que é muito mais branda com a Bíblia, permitindo a fornicação, a bebida e a mentira, não permite a poligamia, havendo a permissão de apenas um casamento por vez, demonstrando que o comportamento do fundador da seita trata-se de algo profano, imundo contrário a lei de Deus e a lei dos homens.  
            Há registros de fatos da vida de Joseph Smith Jr, nada exemplar para um homem considerado profeta, vidente e revelador. Em 1844, ano de sua morte, o jornal intitulado "Navoo Expositor" publicou matérias contendo denúncias contra Smith, que, revoltado, comandou um incêndio contra o referido jornal. Após julgamento e condenação foi preso por esse crime. Após cumprimento dessa pena, foi colocado em liberdade, mas logo em seguida, foi preso novamente, acusado de traição e insubordinação as leis estaduais. Smith foi preso por autoridades do estado do Illinois (E.U.A.), local que permaneceu ate sua morte.
2. LIVROS SAGRADOS DOS MÓRMONS:
            Os mórmons crêem que Deus continuamente traz novas informações a igreja, não acreditando na existência de um Canon Bíblico encerrado. Assim, eles possuem muitos livros que são considerados novas inspirações para suas igrejas.
            Os evangelhos “a boa nova”. E o novo testamento num todo, trata-se do manual da salvação, o conjunto de regras e procedimentos aplicados aos verdadeiros cristãos, não se trata de um conto de fadas e sim expõe a verdade, A Bíblia trata-se da revelação de Deus, ao homem (II Tm 3:16-17) “16  Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17  Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. A bíblia torna o homem (IITm 3:15) “sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”.
            A dispensação da graça é algo concluído e acabado, o ser humano é que transita entre os incluído ou excluído dos beneficiários do plano, concluído e acabado, não se trata de algo a ser executado. A Bíblia sagrada que trata-se do manual do plano, expondo as verdades de Deus também esta acabada e concluída não se trata de algo em formação, ocorre que a palavra é viva e eficaz, e se molda as questões atinentes a todo o tempo e lugar, desde a abertura deste plano até sua conclusão.   
            Seus principais livros do Mormonismo:
2.1. O LIVRO MÓRMON:
            Segundo eles, esse livro foi escrito originalmente em placas de ouro por um profeta chamado Mórmon e dado ao seu filho Moroni (anjo), que por sua vez enterrou no monte Cumorah (situado em Palmyra, Nova York). Após catorze anos de sua escrita, em vinte e dois de setembro de 1827, estas placas foram encontradas através de revelação e orientação de Moroni a Smith (fundador) que, após tradução para o idioma Inglês, foi publicado pela primeira vez em 1830. Essa obra é composta por quinze livros, que são divididos em capítulos e versículos. É um relato da história dos primeiros habitantes da América e citações de textos bíblicos.
            Há várias teorias quanto a verdadeira origem do Livro Mórmon. Acredita-se que Joseph Smith traduziu uma literatura escrita por um homem chamado Mórmon, que consistia no registro da história das gerações do seu povo e os ensinamentos dos seus antepassados Hebreus. O livro mórmon, para muitos é apenas plágio das obras: a) "View of the Hebrews" (visão dos hebreus), publicado pela primei­ra vez em 1823, sete anos antes do Livro Mórmon; b) "The Wonders of Nature" (as maravilhas da natureza), escrito por Josiah Priest, publicado em 1826, cinco anos antes do Livro Mórmon; c) A versão autorizada da Bíblia inglesa, King James, publicada pela primeira vez em 1611; d) Os "Evangelhos Apócrifos".
2.2. A PÉROLA DE GRANDE VALOR:
            Segundo os Mórmons, "A Pérola de Grande Valor" contem o Livro de Moisés, o Livro de Abraão e alguns escritos inspirados de Joseph Smith. O Livro de Moisés contem uma narrativa de algumas das visões e escritos de Moisés revelados ao Profeta Joseph Smith em junho e dezembro de 1830. Segundo os Mórmons, esta obra esclarece doutrinas e ensinamentos que se haviam perdido da Bíblia, e traz também, informações adicionais concernentes a criação da Terra. O Livro de Abraão, conforme acreditam os Mórmons, contem informações sobre a Criação, o Evangelho, a Natureza de Deus e o Sacerdócio.
2.3. DOUTRINA E CONVÊNIOS:
            Para os Mórmons, este livro contem revelações sobre a Igreja de Jesus Cristo, conforme foi restaurada nestes últimos dias. Diversas seções do livro explicam a organização da Igreja e definem os ofícios do sacerdócio e suas funções. Outras seções contem, segundo eles, verdades gloriosas que ficaram perdidas por centenas de anos. Outras são uma tentativa de esclarecer os ensinamentos da Bíblia. Além dessas, há seções que contem profecias de acontecimentos ainda por vir.
3. PRINCIPAIS ENSINOS MÓRMONS:
            A Doutrina Mórmon é extensa, pois possui várias escrituras consideradas por eles como inspiradas. Nesta lição, serão abordadas apenas as mais relevantes de suas infindáveis heresias.
3.1. DOUTRINAS FUNDAMENTAIS:
            Nos livros de Smith, Deus é apresentado como um ser de carne e osso, além de afirmar a existência de outros deuses. Diferente da Bíblia, pois ela afirma que Deus é Espírito (Jo 4.24) “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”, e que há um só Deus (Dt 6.4) “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”.
            Livros de Smith afirmam que Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo, mas pelo Deus-Adão, contradizendo a Bíblia (Mt 1.18) “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo”.
            Livros de Smith afirmam que todos, após o castigo, serão salvos. (purgatório). A Bíblia afirma que o castigo será eterno, sem a possibilidade de salvação (Mt 25.46) “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”.
3.2. O BATISMO PELOS MORTOS:
            Batismo pelos mortos ou batismo por procuração: é o ato de alguém ser batizado em lugar de uma pessoa que já morreu, com objetivo de salvar o falecido.
            Os mórmons usam um texto fora do contesto para justificar este procedimento (ICo 15.29), quando Paulo faz um questionamento, como um argumento e não uma doutrina, porém, usar um texto fora do contexto nada mais é que um pretexto.  
A Bíblia de forma clara revela: Após a morte resta o juízo, não há subterfugio (Hb 9.27) “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”.
3.3. CASAMENTO PARA A ETERNIDADE:
            Segundo a Doutrina Mórmon, na viuvez, não se pode casar novamente, para ter um novo encontro com o cônjuge nos Céus e desfrutar de um casamento eterno. Afirmam que os casais ao reencontrarem na eternidade, transformam-se em deuses.
            Jesus ensina que o casamento existe só nesta vida (Lc 20.27-36).
            Então não é verdade que o casamento, mesmo os realizados no templo mórmon, serão eternos e tampouco a afirmação que seremos deuses.
            A Palavra de Deus afirma que, no céu, os salvos serão como os anjos e não como deuses (Mt 22.30) “Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu”.
CONTRADIÇÕES CIENTÍFICAS:
            No livro de Mórmon, aparecem vários materiais que na época indicada pelo livro, não existiam ainda.
            Em I Nefi 4:9 e 16:18, aparece uma espada de aço. Refutação: A ciência nos diz que nessa época ainda não existia o aço, mas somente o bronze.
            Em I Nefi 16:10,28 e 18:12, no livro de mórmon, aparece uma bússola: Refutação: A Bússola ainda não existia no ano 589 a.C. Seu uso como instrumento de orientação só é comprovado no século XII. Por volta de 1300 se registraram as primeiras referências a seu uso entre os árabes e na Europa.
            O Livro de Mórmon afirma que os índios americanos são descendentes dos Lamanitas que por sua vez vieram dos semitas hebreus.  Refutação: Os antropólogos têm provado que os índios americanos não tem nada a ver com descendência semita, são mongolóides.
            CONTRADIÇÕES COM A BÍBLIA
            O livro de Alma no capítulo 7 versos 9 e10, fala claramente que Jesus nasceria em Jerusalém. Provando ser assim um relato falso. Refutação: A Bíblia por outro lado afirma que seu nascimento aconteceria em Belém para que se cumprisse a profecia. [Miquéias 5:2 com (Mat. 2:1] “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.
            Em Helaman 14:20, durante a crucificação de Jesus, é dito que as trevas por sobre a terra duraram 3 dias - Refutação: A Bíblia por sua vez assevera que isto durou apenas 3 horas, desmentindo assim o livro de Mórmon (Mat. 27:45); (Mc. 15:33) “E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona”.
            Dizem os mórmons: “O Pai e o Filho não habita no coração do homem”. Refutação: Assim diz o Senhor: “e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.” (João 14:23 e Ef. 3:17)
            DEUS seria é um homem exaltado, dizem os mórmons: “Deus é um homem glorificado e perfeito, um personagem de carne e ossos” (Doutrina e Convênios, 130:22) Refutação Bíblia: Assim diz o Senhor: “Deus é Espírito” (João 4:24) e “não é homem para que minta” (Num. 23:19); “um espírito não tem carne e ossos , como vedes que eu tenho” (Lc. 24:39).
            Segundo os mórmons seriam vários deuses: “isto é os deuses, organizaram e formaram os céus e a terra” (Livro de Abraão 4:1) Refutação Bíblica: Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” (Isaias 44:6; 45:21)
CONCLUSÃO:
            A visão de Joseph Smith contradiz os ensinos das Escrituras Sagradas que condena outro evangelho, mesmo sendo dado por um anjo (Gl 1.8) “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.