sexta-feira, 25 de abril de 2014

“VENCENDO A TIMIDEZ E SUAS CONSEQUÊNCIAS”

TEXTO ÁUREO:
Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares. ” Js 1.9
VERDADE APLICADA:
A timidez pode impedir a concretização dos propósitos de Deus para a nossa vida.

INTRODUÇÃO:
          Abordaremos um tema que possivelmente fará com que muitos se identifiquem, talvez não por serem tímidos, mas por conhecerem ou conviverem com pessoas tímidas. Quase a metade da população relata sofrer de timidez. Todos somos tímidos em algum grau. E isso não é problema. Só o é quando isto interfere em nossa vida social. Timidez e acanhamento, no fundo é uma questão de confiança. Confiança em si mesmo !
          Êxodo 4: 10-16 “10 Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. 11 E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? 12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. 13 Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. 14 Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. 15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. 16 E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus”.
         
1. O QUE É A TIMIDEZ:
          A timidez se caracteriza por um desconforto diante de situações sociais, desconforto que “atrapalha o individuo na conquista de seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais”. Estudos recentes confirmam que ninguém nasce tímido nem se sente tímido o tempo todo. Por certo quanto estou em casa com a minha família não sou tímido.
          As pessoas ficam tímidas quando se sentem em situações de inferioridade. Portanto como Cristãos precisamos reagir contra estes sentimentos (Is 35:3-4) “3 Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. 4 Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará”.
          Os cristãos não precisam temer situações de inferioridade ou vulnerabilidade.
          A timidez causa desconforto e inibição em relações interpessoais que interferem nos objetivos pessoais e profissionais.  Traços como vergonha, medo, solidão, depressão e ansiedade podem vir a se manifestar em seu lado afetivo.

1.1 As causas da timidez:
          É importante ressaltar que uma pessoa dificilmente sentirá timidez ou acanhamento se desfrutar de uma infância saudável, estabelecendo e mantendo relação de confiança com os pais. Quando confia nos pais, confia na escolha certa e no caminho a percorrer, não tem medo de expressar seus sentimentos, e quando é colocado à prova, aceita desafios.
          Quando os pais, a sociedade e a “educação”, impõem à criança determinados comportamentos, podem comprometer seriamente sua subjetividade. Por exemplo, quando, a criança é constantemente criticada por ser demasiadamente lenta, atrapalhada, calada ou falante demais, isso pode deflagrar ódio por suas singularidades. A criança se sente ferida, diminuída e se fecha, tornando-se um adulto dependente e com pouca confiança em si mesmo.
          Então na condição de pais precisamos criar um ambiente saudável para nossos filhos e caso você tenha passado por estas questões e por outras como no caso de um pai ausente (que não esta com você nas horas que você precisa, que não lhe dá uma palavra de apoio, ajuda, incentivo) perdoe seus pais e seja formador de uma família melhor, seja o agente transformador de sua família. Perdoe seus pais, libere-os de possíveis erros que tenham cometido na sua formação e faça melhor.
          Lembre-se que você tem Jesus o amigo fiel e a regeneração tem força e poder para lhe transformar em uma nova criatura, limpando-nos de todas as enfermidades, sejam ela físicas ou sejam enfermidades da alma com a timidez (Jo 8:36) “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.  

1.2 Tipo de timidez:
          O tímido tem dificuldades em enfrentar situações novas, fazer amigos o que torna seu círculo social extremamente reduzido e também não consegue apresentar trabalhos estudantis, profissionais ou sociais, vamos conhecer três graus de timidez:
LEVE: Sofre de pequenos momentos de timidez, mas não frequentes e aprendeu a fazer o esforço necessário para vencer esses instantes que lhe possam causar estes problemas.
MODERADA: É certamente tímido, mas consegue escondê-lo. Tem muita consciência de seus atos e esforça-se para exprimir-se e obter o respeito dos outros;
EXTREMA: É profunda e obsessivamente tímido. Naturalmente, desistiu de tentar vencer a sua timidez, que lhe arruinou a vida e o impediu de realizar-se, já há muito tempo.
             A timidez pode variar, da dificuldade de falar em público, até chegar à fobia social, a mais grave de todas, impedindo a pessoa de fazer até mesmo as coisas mais simples do dia a dia.  

1.3 Timidez ou fobia social?
          Quando a timidez é exacerbada, torna-se uma fobia social, que afeta 7% da população mundial. A ansiedade social é o medo de situações sociais que envolvam interação com outras pessoas. É o medo de ser julgado e avaliado por outras pessoas. Algumas pessoas desenvolvem a fobia social, sem necessariamente ter experimentado a timidez, mas muitos tímidos evoluem para esta condição por negligenciar sua dificuldade e rejeitar as opções de tratamento.
          Enquanto na timidez a pessoa sente desconforto, mas inda enfrenta os desafios do cotidiano, na fobia social ela passa a evitá-los, isolando-se gradativamente. No caso da fobia social, as consequências podem ser devastadoras: geralmente o fóbico começa abandonando a convivência social (escola, faculdade, emprego, reuniões e festas) e termina no isolamento e no ostracismo.
          A fé Cristã não é antissocial, pois Jesus frequentou festas (Jo 2:1-2) “1 E, AO terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. 2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas”. Banquetes (Lc 5:29-30) “29 E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. 30 E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?”. E fez visitas (Mc 1:29).   

2. O TÍMIDO TEM MUITOS MEDOS:
          O tímido tem medo de gente, tem medo de não ser aceito e tem medo de ser rejeitado! Ele possui pensamentos e sentimentos negativos sobre si, sentimentos de inferioridade, sua autoestima e confiança em si mesmo são muito baixas, tem medo de errar, etc...
          Esta atitude é anticristã, pois para nós agradável é viver em comunhã (SL 133) “1 OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.
          Quanto mais inseguro o tímido se sentir em relação a outras pessoas, quanto mais nova for a situação e quanto menos conhecida seja a pessoa com quem o tímido está se relacionando, maior será a necessidade de ele se refugiar internamente, retirar-se, pois se sente muito ameaçado.

2.1 Os sintomas fisiológicos mais observados da timidez:
          A timidez pode provocar a aceleração dos batimentos cardíacos, isto é, a pessoa sente seu coração pulsando mais forte. Outro sintoma é secura na boca, especialmente sob estresse. A pessoa não produz saliva suficiente para manter a boca úmida. O tímido também experimenta tremores no corpo ou na voz, sente sua face ficar vermelha por vergonha, transpira excessivamente e pode gaguejar, prejudicando, assim, sua comunicação com outras pessoas.

2.2 Os sintomas comportamentais mais comuns da timidez:
          As reações expressas no comportamento da pessoa tímida são visíveis através da sua inibição, sente-se extremamente envergonhadas nos locais públicos ou em ambientes que não conhecem. A passividade é uma característica própria da pessoa tímida, ela não consegue ser proativa, não toma iniciativas ainda que tenha ideias não assume para si a responsabilidade de promover mudanças. Outro sintoma claro da timidez é não conseguir encarar as pessoas, olhando-as nos olhos, evitam o contato visual.
          Elas falam baixo, a voz é quase inaudível, e a expressão corporal desses indivíduos é muito reduzida, movimentando-se pouco, pois querem passar desapercebidos nos ambientes. Apresentam comportamentos nervosos.

2.3 Os sintomas afetivos da timidez:
          Finalmente os sintomas afetivos percebidos em pessoas tímidas são vergonha, tristeza, ansiedade e baixo autoestima. A autoestima não é inata, isto é, não nasce com a pessoa ela é construída. Depende do quanto a pessoa se sente aceita, respeitada e valorizada principalmente em sua infância. O isolamento é sintomático e acontece em efeito dominó. Pode começar com sua reclusão e terminar em depressão profunda.

3. MOISÉS É CONFRONTADO COM SUA TIMIDEZ:
          Há vários casos de tímidos na Bíblia, pessoas como Gideão (Jz 6:2,3,11-15), o profeta Jeremias (Jr 1:4-6) “4 Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. 6 Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino”. E o caso de Moisés (Ex 3:11) “Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?”. Moisés nasceu numa época em que os hebreus eram escravos no Egito. Faraó com receio do crescimento do povo hebreu ordenou que toda criança do sexo masculino fosse sacrificada. Mas, Moisés foi salvo pela filha de Faraó e adotado por ela como um filho. Foi educado em toda a ciência dos Egípcios, sendo poderoso em palavra e obras (At 7:22). Viveu durante os primeiros quarenta anos como um príncipe e, num certo dia, saiu para ver seus irmãos hebreus quando encontrou um egípcio espancando um homem do seu povo. Matou o Egípcio com as próprias mãos e o escondeu na areia. Contudo, a noticia se espalhou e Faraó procurou matá-lo. Moisés teve que fugir para as terras de Midiã, onde passaria os próximos quarenta anos. Refugiado e com muito medo, Deus aparece a ele, dando-lhe um propósito maior na vida. Moises seria levantado para libertar sua família e todo o seu povo. Seu trauma de fugitivo, contudo, falou mais alto, transformando-o em um homem tímido.
          Segundo o dicionário, tímido é alguém assustado, medroso, receoso, sem coragem. Era exatamente assim que Moisés se via. (Ex 3:11) “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?”.
          A timidez está enraizada no medo, num medo irracional de falar e ser humilhado ou ignorado. O tímido faz de tudo para não ser percebido.

3.1 Um homem tímido e o desafio de liderar:
          Sua opinião a respeito de si mesmo era muito diferente da opinião que Deus tinha. Sua timidez era fruto do seu olhar fixo em suas limitações, fracassos e frustrações. Apesar das garantias e provas incontestes da presença de Deus ao seu lado naquela missão (Ex 3:12), sua resistência ao chamado de Deus foi grande. Moisés hesitou, mas, finalmente aceitou o desafio.
          Creia no propósito de Deus para a sua vida e fique atento para ouvir e cumprir o seu chamado. E, se você achar que não tem capacidade fique em paz, apenas creia no Senhor e o Espírito Santo de Deus, pois Ele o transformara como fez com Davi, com Moisés, com Paulo, com Pedro e tantos outros quanto foram chamados. Considere a afirmação bíblica: (2Tm 1:7) “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

3.2 A cura da timidez e da autoestima de Moisés:
          Só depois que o Senhor curou Moisés de sua timidez, ele pode ter autoridade espiritual para a vida e para o ministério. O tímido Moisés se tornou o instrumento de Deus, porque aceitou a missão como a razão de ser da sua vida. Somente quando a pessoa encontrar  a sua missão, é que se sentirá independente do julgamento dos outros. Se ela compreender seu próprio valor, sua autoestima não dependerá mais do comportamento ou outro ou do que o outro diz.
          Não serão mais importantes nem elogios nem criticas, porque ela encontrará a dignidade de existir ao aceitar o seu ministério, sua missão. Portanto, não queira ser igual a ninguém. Apenas, melhore suas diferenças.
          Se você tem levado uma vida sem direção, sem propósito, sem grandes expectativas. Saiba que Deus tem um propósito para todos nós, ele não o colocou no mundo sem motivo, Ele quer fazer algo através da sua vida.

3.3 A vitória de Moisés sobre a timidez:
          Em Deus a ousadia tomou o lugar da covardia, a coragem dominou a timidez. A força do propósito produziu coragem em seu coração.
          Cerca de três milhões de pessoas foram libertas da tirania do Egito. Morreu aos cento e vinte anos sem que seus olhos tivessem enfraquecido ou sua força debilitada, deixando sucessão na liderança e um povo preparado para adentrar a terra prometida.
          Quando alguém percebe claramente, no coração, como é visto por Deus, então tudo muda e passa a ter uma visão renovada do seu valor e da sua vida. Cada pessoa é única, singular, “sui generis”, e cada ser humano precisa convencer-se de que veio a terra exatamente para descobrir, expressar, revelar e viver o que há de exclusivo, de único nele.
CONCLUSÃO:
          Algumas pessoas, por mais que tentem, acabam desistindo de lutar contra a timidez. É importante saber que timidez não é doença, não é defeito e não faz de ninguém um ser inferior aos demais. Deus quer nos libertar de todas a timidez para nos comissionar como libertadores de nossa família e de nosso povo!
 

segunda-feira, 24 de março de 2014

“IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL”


TEXTO ÁUREO:
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo 14.6
VERDADE APLICADA:
Jesus é a verdade do caminho pelo qual os homens devem retornar a Deus. Portanto, Ele é o exemplo supremo e o Ilustrador desse caminho.
OBJETIVOS DA LIÇÃO:
1. Fazer conhecida a origem da Igreja Messiânica Mundial;
2. Combater a heresia das “Três Colunas da Salvação”, conforme ensino da Igreja Messiânica Mundial;
3. Refutar as principais heresias da Igreja Messiânica Mundial.
TEXTOS DE REFERÊNCIA:
(Jo 14.1-5) “1 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3  E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 4  Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. 5  Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?”
INTRODUÇÃO:
         A Igreja Messiânica Mundial prega que seu objetivo é construir o “Paraíso Terrestre”, criando e difundindo uma civilização religiosa que se desenvolva lado a lado com o progresso material. Argumentam que o “Paraíso Terrestre” foi anunciado e profetizado por Buda (o fundador do Budismo) e por Jesus Cristo. Para a Igreja Messiânica Mundial, esse paraíso é uma expressão que se refere ao mundo ideal, onde não existe doença, pobreza nem conflito.
         Paraíso Terrestres: A Igreja messiânica mundial esta muito distância de seu objetivo, Crise civilizatória – sociedade decaída e sem Deus. (Mt. 24:12-14) “12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.13  Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 14  E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
2. Mundo jaz no maligo: Deus apresenta uma via de salvação, porém, pela justiça de Deus e como consequência dos atos da humanidade o mundo segue as influência do maligno (1Jo 5:19) “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”.
1. Origem e história da Igreja Messiânica Mundial:
         A Igreja Messiânica Mundial foi fundada inicialmente com o nome “Kanon”, em Tóquio, Japão, em 1º de janeiro de 1935.
1.1 Fundador da Igreja Messiânica Mundial: O fundador da Igreja Messiânica Mundial, Mokiti Okada, nasceu no dia 23 de dezembro de 1.882, no bairro de Hashiba, na cidade de Tóquio, Japão, chamado pelos seus seguidores de “Meishu-Sama” (Senhor da Luz). A Bíblia nos revela que Jesus é a Luz do mundo (Jo 8:12) “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
         Consta que Okada deu inicio a esta seita após ter recebido, em 15 de junho de 1.931, no alto do Monte Nokoguiri, na Japão, revelação sobre Deus, o homem e o mundo.
         Essa revelação dizia que o homem só poderia alcançar a libertação através da purificação do espirito, que vem através do “Johrei” (item 2.1).
         Okada entendeu que seria o início da “Nova Era do Luz no Mundo Espiritual”. Com a morte de Okada em 1.955, sua esposa conhecida pela nome de “Nidai-Sama” (segundo líder), assumiu a liderança da seita, vindo morrer em 1.962, sendo substituída pela sua filha Itsuki Okada, conhecida pelo nome de “Kyoshu-Sama” (mestre que ensina a Luz).
         Para os seguidores de Okada ele é “O Senhor da Luz”, colocando-o acima de Cristo. No entanto, este título pertence a Jesus, conforme registrou o evangelista João (Jo 1.9) “Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo”. O salvado Jesus veio a este mundo como a verdadeira luz; e, nessa condição, a sua função iluminadora não teve começo e não terá fim, diferente do “simples mortal” chamado Mokiti Okada.
         Jesus, a verdadeira luz, é a fonte e a origem de toda a sabedoria, assim também a sabedoria que há nos homens se deriva Dele; o intelecto humano é apenas um raio de resplendor de Jesus; e a própria razão humana se origina de Deus. A luz que emana de Cristo, também transforma o homem segundo a sua própria imagem (Rm 8.29), pois os discípulos de Jesus Cristo são moralmente aperfeiçoados, vindo a possuir o amor, a longaminidade, a bondade e a justiça juntamente com todas as qualidades morais (Gl 5:22-23). O alvo para a salvação da humanidade é a transformação do homem, segundo a imagem de Cristo, a fim de vir a compartilhar de tudo quanto Ele tem, e de ser tudo quanto Ele é.     
1.2 Livro Sagrado: Para a Igreja Messiânica Mundial as obras e Mokiti Okada, “Alicerce do Paraído” e “Os Milagres do Johrei” e os ensinos de sua esposa, Nidai-Sama, são os livros considerados sagrados.
1.3 Igreja Messiânica Mundial no Brasil: A Igreja Messiânica Mundial chegou ao Brasil em 1.955 e, em 1.965, construiu seu primeiro templo. Conforme dados desta seita, atualmente cerca de 3 milhões de pessoas entre adeptos e simpatizantes, frequentam seus templos no Brasil. A Igreja Messiânica Mundial no Brasil é presidida por Hidenari Hayashi.
2. Igreja Messiânica Mundial e “As Três Colunas da Salvação” :
Para atingir a salvação, a Igreja Messiânica Mundial ensina que existem três fundamentos, que devem ser praticados, a saber:
2.1 O Johrei:
O Johrei é a prática mais importante neste tripé da salvação apresentado pela Igreja Messiânica Mundial. O Johrei é o ato de impor as mãos sobre uma pessoa, com o objetivo de eliminar as impurezas espirituais. (técnica de imposição das mãos com o objetivo de canalizar a energia universal para harmonizar o ser humano) Johrei é uma palavra criada pro Mokiti Okada, com a junção de dois ideogramas da língua japonesa: “Jo”(purificar) e “Rei”(espírito). Assim ele pregava que esta é a forma uma forma de canalizar com as mãos, a “intangível, infinita e poderosa energia” capaz de “purificar as impurezas do homem e possibilitar que ele se eleve espiritualmente para as camadas onde a Luz é intensa”. Para a Igreja Messiânica Mundial, essa “luz” é a fonte da saúde, da sabedoria e da felicidade. Esta heresia propõe então que simples mortais, usando suas próprias “energias interiores”, têm, em sí mesmos, o poder de curar e libertar as pessoas. REFUTAÇÃO – JESUS É O CAMINHO A Bíblia assevera que se Jesus “vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:36).
2.2 Agricultura Natural: A Agricultura Natural que é difundida pela Igreja Messiânica Mundial é um método de Agricultura desenvolvido por Mokiti Okada, cujo objetivo é o cultivo natural dos alimentos. Argumentam que a harmonia do meio-ambiente, com a alimentação e com a saúde do homem, trazem qualidade espiritual ao ser humano. Eles Crêem num sistema agrícola que consiste em cultivar os vegetais da maneira mais natural possível, rejeitando qualquer forma de cultivo que altere o solo. São contra a utilização de agrotóxicos (venenos), e até mesmo adubo de origem natural (esterco), pois todos esses elementos, que são predominantemente utilizados atualmente , segundo essa diretriz, retiram o verdadeiro e natural sabor dos alimentos, bem como prejudicam a saúde do homem, interferindo em sua vida espiritual. O erro desta heresia está na afirmação de que os alimentos interferem na espiritualidade das pessoas. A recomendação do Apóstolo Paulo deixa bem claro: (Cl 2:16) “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber”.
         Lógico que a saúde é fundamental para o homem, porém essa seita extrapola, confundindo responsabilidade para com o templo de Deus, o nosso corpo (1Co 3:17) “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”, com os aspectos da salvação (Arrependimento, fé, regeneração, justificação e salvação).
         Mt 15:11  Jesus afirma Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é que contamina”. Jesus mostra que o verdadeiro problema é a contaminação moral. Para Jesus os principio éticos que importa estão relacionados da seguinte forma: (Mt 15:18-19) “18  Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. Nessa referência Jesus lista comportamentos que o homem possui, e que nenhum tipo de alimento vai transformá-lo.       
2.3 O Belo: Mokiti Okada afirmava que a “consciência do belo é o que de melhor existe para a elevação dos sentimentos humanos”. Para ele, a missão da arte é enobrecer os sentimentos do homem e enriquecer-lhe a vida, proporcionando-lhe alegria e sentido, interferindo diretamente na espiritualidade do homem. Okada criou museus no Japão, onde reuniu obras de elevado valor artístico e histórico. Realizava encontros de poesia, de humor e de música. Dedicou-se a difusão do belo como fator essencial para a “salvação do homem”. A arte, o “belo” e a natureza devem ser admirados, mas nunca se deve confundir esta apreciação com a veneração no sentido de busca neles a salvação (Jo 8:32) “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 14:6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

3. A TEOLOGIA DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL:
         Seguidores da doutrina ecumênica pretendem ser uma religião universal, objetivando a união de todas as demais. Porém seus ensinos fundamentais estão distantes do que é ensinado pela Palavra de Deus. 
3.1 Deus: A doutrina da Igreja Messiânica Universal mescla várias concepções em relação a Deus. Fazendo uma verdadeira confusão, apresentam Deus como criador; porém, um Deus que esta distante de suas criaturas (doutrina deísta) (é aquele que está inclinado a afirmar a existência de Deus, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas). Em outros momentos, apresentam Deus fundido na sua própria criação (doutrina panteísta) (é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente. Não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus"). deus seria encontrado em todo o Cosmos como uma unidade abrangente. Deus "o todo, a universalidade dos seres", não sendo portanto, um conteúdo em particular Deus, mas sim a totalidade deste. São também politeístas (Creêm em vários deuses), visto que têm e veneram um verdadeiro panteão (conjunto de deuses): Deus, Jeová, Logos, Ikoto, Nyorai, Dahis, Tengu, Kannon e muitos outros. REFUTAÇÃO EM RELAÇÃO AO DEÍSMO praticado pela Igreja Messiânica Mundial, a Bíblia apresenta um Deus que tem interesse pelas suas criaturas (Teísmo). Em textos como Gênesis 3:9 (E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?), temos o relato de Deus interagindo com Adão; em Gênesis 6:13 (Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra) em 1 Reis 17.2-6, há relatos de Deus cuidando do profeta Elias. REFUTAÇÃO QUANTO ENSINOS PANTEÍSTAS, as Escrituras Sagradas apresentam o Deus criador distinto de Suas criaturas (Gn 1:1) “NO princípio criou Deus os céus e a terra.” (Salmos 102:25) “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos”. REFUTAÇÃO EM RELAÇÃO AO POLITEÍSMO, a Bíblia afirma categoricamente que “o Senhor é Deus; nenhum outro há senão Ele” (Dt 4:35).
PARA OS MESSIÂNICOS DEUS SERIA UMA “ENERGIA FLUIDA”, um termo ocultista das religiões orientais associadas ao Espiritismo. Essa energia penetra nas pessoas e as leva ao melhoramento gradual, dependendo da qualidade dessa energia. Refutação: Não é isso que Deus revelou nas Sagradas Escrituras. Deus, de fato habita nas pessoas que a Ele pertencem, espírito, alma e corpo, mediante a salvação recebida e conservada em Cristo nosso Salvador (Jo 14.23) “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”; (1Co 6.19) “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”; (Jo 14.17)

3.2 JESUS CRISTO: (nome Igreja Messiânica Mundial e não reconhecem Jesus Cristo como verdadeiro Messias, ou seja, não conhecem o verdadeiro Messias), Para a Igreja Messiânica Mundial, Jesus é apresentado simplesmente como mais um que encontrou a felicidade através da prática das “colunas da salvação(1. Johrei; 2.Agricultura natural e 3. O belo). Para esta seita, Jesus Cristo não é aceito como o Messias; o messias para eles é o fundador Mokiti Okada. Ensinam que Okada esta acima de Jesus, visto que, para eles, nem mesmo Jesus chegou ao estado de “Kenshinjitsu” (Conhecimento total da verdade de todas as coisas e dos fenômenos do universo e do homem), como chegou Okada. Sendo assim, Okada é o único a ter tal grau de evolução. Para eles, o salvador deste mundo ou o messias desta seita é este ser humano chamado Okada. Refutação: Okada, além de não obter a salvação pelos seus méritos, muito menos pode salvar  a outros, como querem ensinar os adeptos da Igreja Messiânica Mundial. Okada, ao morrer, foi vencido pelo pecado, pois “o pecado veio a reinar na morte”. Mas Jesus Cristo ressuscitado salva, pois, através dele, reina a graça pela justiça para a vida eterna (Rm 5:21) “Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”.
         Okada, com sua ufania, colocando-se acida de Deus é reprovado pelas escrituras sagradas. Em (Rm 3:27) “Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.” Este texto bíblico põem o homem em seu devido lugar, e também exalta a Deus ao lugar que Ele realmente ocupa. Extrai do homem seu complexo de divindade, aquele atitude que ele imaginava ter: poder e majestade; e atribui essas qualidades á pessoa de Deus, aquém de fato pertencem tais atributos.
         As heresias de Okada iludem os seus seguidores, livrando-os do verdadeiro messias: Jesus Cristo. Desde o éden (Gn 3:15), Deus prometeu levantar um o qual esmagaria a cabeça da serpente. O Messias era esperado, e veio: (Lc 2:28-30)“Simeão o tomou em seus braços e louvou a Deus, e Disse: Agora Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação”.
         Esta igreja não menciona Jesus Cristo e não atribui o chamada messiânica. Entendem que esta Igreja seria suficiente em si mesma para transformar a humanidade sem Jesus, inclusive estabelecer aqui o “Paraíso de Deus”. Refutação Vejamos o que a Bíblia diz de Jesus (Jo.3.35) “O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos”, (Jo 5:23) “Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou” (Jo 14.6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, (Jo 15.5) “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”; (Fp 2.9-11) “9Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10  Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11  E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai”.
   
3.3 A SALVAÇÃO: Segundo a Igreja Messiânica Mundial a salvação se dá no momento em que o ser humano se liberta das três (3) desgraças: a pobreza, a doença e os conflitos. Ensinam que somente com a ajuda de Meishu-Sama, (lembrando que este é o nome religioso de Mokiti Okada), e com a prática das três (3) colunas da salvação (Johrei técnica de imposição das mãos com o objetivo de canalizar a energia universal para harmonizar o ser humano, agricultura natural e o belo), o homem conquistara a salvação. A salvação proposta por Deus em sua palavra é mais que um estado isento das mazelas da vida (1Co 15:19) “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”, é ter os pecados perdoados e ir morar eternamente com Cristo nos céus em glória.
3.4 O ESPÍRITO SANTO. Os messiânicos desconhecem o Espírito Santo. Aliás, todos os valores cristãos e bíblicos não constam da fé messiânica. Como já dissemos, a Igreja Messiânica Mundial nada tem a ver, sob qualquer aspecto, com a revelação de Deus, a Bíblia Sagrada (1ª Jo 5.6-7) “6. Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 7  Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um”.
         É fácil entender o motivo pelo desconhecimento do Espírito Santo pelos messiânicos, pelo fato de o Espírito é recebido e conhecido apenas pelos verdadeiros seguidores de Cristo e adoradores do DEUS (I Co 2:12-13) “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. 13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais”, Os messiânicos não conhecem o Espírito Santo pelo fato de não o possuem consigo.

3.5 O JOHREI:

é o ato de impor as mãos sobre uma pessoa, com o objetivo de eliminar as impurezas espirituais. (técnica de imposição das mãos com o objetivo de canalizar a energia universal para harmonizar o ser humano) Johrei é uma palavra criada pro Mokiti Okada, com a junção de dois ideogramas da língua japonesa: “Jo”(purificar) e “Rei”(espírito), Dizem ser uma luz que elimina as impurezas espirituais.  
REFUTAÇÃO FALSA LUZ JOHREI-  Trata-se aí da falsa luz que Jesus falou em (Mt 6.23) “luz que são trevas”. “O próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (II Co 11.14) “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. Como um anjo para abençoar e uma luz para guiar, porém, tudo falso! A verdadeira luz é o Cristo da Bíblia: (Jo 1.9) “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo”; (Jo 8.12) “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Cuidado com aquele que fala em “luz divina” e que caminha na trevas.
REFUTAÇÃO PURIFICAÇÃO JOHREI: Quanto à purificação Só o sangue de eficaz de Jesus nos purifica do pecado e de todo outro mal (Hb 9.14) “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”; (1 Jo 1.7) “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”; (Ap 1.5) “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém”. Nem “luz divina”, nem igreja, homens, medalha milagrosa, imposição de mãos, palavras místicas, orações, podem nos purificar do pecado, (Jó 14.4) “Quem do imundo tirará o puro? Ninguém”; (Jr 2.22) “Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniqüidade está gravada diante de mim, diz o Senhor DEUS”.
3.6 – OHIKARI.

            A medalha do Ohikari é geralmente de formato circular, e usada por baixo das roupas. O material do seu cordão é livre: pode ser de silicone, corda, metal ou do que o usuário preferir, desde que ao sentar, o Ohikari alcance a altura do plexo solar. Dentro do Ohikari há réplicas de escritos de Meishu-Sama, de onde os seguidores afirmam ser emanada a luz vinda diretamente do Universo

         REFUTAÇÃO: A verdadeira luz é manifestada através da obra de Jesus Cristo. (Jo 12:46) “Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. (Jo 8:12) “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”.
3.7 – O PARAÍSO TERRENO DOS MESSIÂNICOS:


O messianismo apregoa que uma nova ordem universal está para começar. Será uma era de felicidade, com paz, saúde e igualdade de condições para todos. A Igreja Messiânica é portadora dessa revelação. Nessa era de delícias a natureza atingirá o seu devido esplendor, e, as artes também, como expressão do bom e do belo. Não haverá orgulho, cobiça, intrigas, tristezas, nem injustiça.

         REFUTAÇÃO:
Paraíso Terrestres: A Igreja messiânica mundial esta muito distância de seu objetivo, Crise civilizatória – sociedade decaída e sem Deus. (Mt. 24:12-14) “12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.13  Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 14  E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
2. Mundo jaz no maligo: Deus apresenta uma via de salvação, porém, pela justiça de Deus e como consequência dos atos da humanidade o mundo segue as influência do maligno (1Jo 5:19) “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”.

CONCLUSÃO:
         A Igreja Messiânica Mundial tem, no espiritualismo e no altruísmo, as bases essenciais para a concretização do mundo ideal, isento de doença, pobreza e conflito, limitando a isto a salvação do ser humano. Porém a realidade da vida nesta terra é outra e, por essa razão, a salvação apresentada pela Bíblia Sagrada é mais que isto: é conduzir o homem para viver eternamente com Deus.
         O grande e rápido desenvolvimento dos messiânicos deve-se ao facilismo que pregam e, sobretudo, à falta de exigências para que os adeptos mudem ou deixem seus costumes, vícios e a própria religião. Pregam uma religião onde só se recebe e a única coisa que realmente deve ser dada são as ofertas voluntárias.
         Este é o tipo de religião que agrada, porém choca-se literalmente com as palavras de Jesus, ser Cristão envolve a renuncia dos hábitos do mundo (Mt 19:29) “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá a vida eterna”.

sexta-feira, 7 de março de 2014

A nova era



Introdução: A expressão "Nova Era" é relativamente recente, tanto aqui como em outros países. Começou a ser usada basicamente a partir do ano de 1975, quando este movimento passou a divulgar abertamente seus planos e ensinamentos. Entretanto, a doutrina e filosofia da Nova Era já estavam presentes em diversas organizações e religiões. Muito ensinamentos já estavam sendo divulgados pela Maçonaria, Rasacruz e, em larga escala, no espiritismo.



1. O contexto Histórico secular. O primeiro fato que nos chama a atenção é que o movimento não tem data de fundação e nem fundador; não tem, também, liderança humana a que esteja subordinando ou que lhe trace diretrizes, embora esteja indo exatamente para onde deseja. Enganamo-nos, no entanto, se pensamos que a Nova Era não possui nenhum tipo de liderança. Os verdadeiros líderes, reconhecidos pelos adeptos, são seres espirituais, a quem chamam de espíritos, anjos, extraterrestres. Veja Cl 2.8.

a) O que é uma era? Conforme o Dicionário Koogan Larouse, "era" é "Época Fixa, da qual se começa a contar os anos" É também "Época notável em que se estabelece uma nova ordem de coisas" E ainda significa "Era geológica. Cada uma das cinco grandes definições da história na Terra. A era como época notável em que é implantada uma nova ordem de coisas na história da raça humana, é o que nos interessa. A razão por que tem-se ouvido tanto sobre uma Nova Era fundamenta-se na crença de que os ciclos divinos de evolução são desenvolvidos através de diferentes eras astrológicas, cada uma com sua característica distinta. Acreditam que a humanidade evoluiu dentro das seguintes eras: Era de Touro: de 4304 a .C a 2154 a.C; Era de Carneiro: de 2154 a. C a 4 a . C. Era de Peixes: de 4 a. C a 2146 d. C; Era de Aquário: 2146 a 4196 d. C. O Nosso Mestre Jesus Cristo é da eterna era conf. Jo 1.1-3

b) A evolução histórica da Nova Era. Ao que parece, o Movimento Nova era começou a ressurgir mesmo, com a fundação da Sociedade Teosófica em 1875 em Nova York, por uma mulher russa de nome Helena Petrona Blavatsky. Outra seguidora, Alice Bailey foi a terceira presidente dessa sociedade desde 1880 a 1949. Dentre outros ensinamentos, ensinavam que todas as religiões tem verdades comuns, Afirmavam serem orientados por mestres ou seres espirituais ou extra-terrestres, ou até pessoas muito evoluídas ou iluminadas. Jesus disse: "Eu sou o caminho", (Jo 14.6) e não um caminho.

c) A Natureza do Movimento Nova Era. O Movimento Nova Era já disseminado hoje no mundo, e infiltrado em todas as áreas da vida humana, inclusive em algumas Igrejas Evangélicas, é de natureza totalmente diabólica, e não faz segredo disso. Além da cooperação de grupos diversos e sociedades secretas, conta com o apoio incondicional de milhares de organizações e instituições, para a sua contínua expansão global. Portanto, de conformidade com a sua natureza satânica, a sua filosofia e idéias procedem da orientação de uma hierarquia de mestres cósmicos da sabedoria. Esses supostos "mestres cósmicos", são de fato demônios muito inteligentes, dos mais altos escalões satânicos. Veja Jo 14.30; 2 Co 4.4; Ef 6.12.



2. Algumas doutrinas da Nova Era. O leque doutrinário e os princípios do movimento podem ser considerados o extrato das mentiras diabólicas propagadas entre as milhares de crenças espalhadas pelo mundo através dos séculos. O número dessas crenças é tão grande, tantas são suas contradições, que parece impossível qualquer tipo de acordo entre elas. Porém levando-se em consideração que o autor de todas elas é Satanás, aliado à natureza corrompida e pecaminosa do homem, logo todas têm origem comum. Assim, o próprio Satanás sabe como resumi-las, como direcioná-las num mesmo sentido, uma mesma direção. Para tanto, ele procurou formular um corpo de doutrinas de acordo com as filosofias mais antigas que formam os principais troncos religiosos. Veja 1 Tm 4.1.

a) Tudo é Deus. Segundo a nova era, Deus não está sentado em seu trono como Rei soberano regendo todas as coisas; é apenas uma energia universal de onde derivam todas as coisas. Essa filosofia panteísta faz parte da maioria das religiões espiritualista e orientais. O Panteísmo é contrário aos ensinos da Bíblia Sagrada. Aprendemos que todos os seres humanos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Veja Sl 14.3; Rm 3.9-10; Gl 5.19-21. Aprendemos também que Deus é o criador de todas as coisas e de todas as suas criaturas. É totalmente separado de todas as coisas criadas e seres criados. Veja Cl 1.16; Ap 4.11 ; Rm 1.18-25 etc.

b) O Homem pode evoluir gradativamente até tornar-se divino. O homem é o centro de toda a doutrina da Nova Era. Como acreditam que tudo o que existe é Deus, o homem se torna a expressão máxima de evolução divina na terceira dimensão, que é a dimensão física. Dentro desse conceito o homem nada menos é do que deus. O Padre Lauro Trevisan, tenta explicar a doutrina do homem-deus da seguinte forma: "Pode-se dizer agora que não há nada no mundo a não ser o homem; não há nada no homem a não ser a mente; não há nada na mente a não ser Deus". De acordo com a Palavra de Deus o homem está tão distante de Deus que foi preciso Deus vir até ele através de Jesus Cristo. (Rm 3.23; 6.23). Ora, se o homem fosse Deus porque Deus teria que vir salvar deuses? Veja Hb 9.27.

c) Sobre Lúcifer: Marco André cita em seu livro sobre "Nova Era", p.49, que durante o II Congresso Holístico Internacional, ocorrido em julho de 1991, em Belo Horizonte (MG), Carlos Byngton afirmou que Lúcifer não é um ser maligno, pelo contrário, seu próprio nome já declara que ele é um "emanador de luz". Segundo Carlos Byngton, o cristianismo cometeu um grande erro em atribuir caráter maligno a Lúcifer. A presença do Fator Lúcifer no movimento Nova Era fica mais patente ao estudarmos as entidades que promovem a filosofia New Age, pois entre elas encontramos a Lucis Trust ( que quer dizer Confiança em Lúcifer). Pela Palavra de Deus Jesus Cristo repreendeu Satanás e os demônios identificando-os como inimigos da Obra de Deus Mt 4. 1-11; 8.28-34; 17.14-23. Mandou seus discípulos também expulsá-los, (Mt 10.8; J0 14.30).

d) Sobre Jesus Cristo: No pensamento da Nova Era Cristo não é qualidade redentora exclusiva de Jesus. Acreditam que Cristo é um nível evolutivo que qualquer um pode chegar e que está potencialmente dentro de cada ser. Por isso, pregam que, na Nova Era o homem atingirá um estágio de alta evolução crística, e que é esse fator que faz da era de aquário uma era de profunda humanidade cósmica. Para eles Jesus foi apenas um dos muitos mestres cósmicos que tiveram papel importante de auxílio no processo evolutivo da humanidade. Jesus seria nessa visão, um ser de alto desenvolvimento crístico e por isso acabou sendo conhecido como Jesus Cristo. Somente quem está envolvido pelo deus deste século (2 Co 4.4) é que concorda com um pensamento deste ( Jo 17.3; Jo 14.6; Jo 1.1 ; Ef 2. 5,6; Fp 2.10,11 etc.)



3. Símbolos da Nova Era: Os seguidores da Nova Era utilizam-se muito de simbolismo. Isso se deve ao seu extremo misticismo. É muito grande o número de figuras simbólicas que utilizam, mas cada segmento adota apenas aquelas que atendem à suas necessidades. Algumas dessas figuras, no entanto, são comuns a todos eles.

a) A borboleta: Simboliza o aquariano que saiu das trevas do casulo de Peixes para a dimensão celestial de aquário. Pode também significar o próprio movimento Nova Era, tendo o mesmo sentido de libertação do casulo das trevas da Era de Peixes. Veja como tentam ridicularizam o cristianismo. Eles mesmos dizem que Jesus representou a era de peixes e ao mesmo tempo dizem que essa Era, representava trevas. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andarás em trevas, mas terá a luz da vida. ( Jo 7.12). Jesus é o autor da eterna era e único salvador. At 4.12.

b) A Pirâmide: A Pirâmide como símbolo da Nova Era, é tida como uma espécie de canal poderoso, através do qual recebe-se energia cósmica. Por outro lado, a pirâmide é representativa da hierarquia espiritual do Movimento Nova Era, desde a sua base até o seu líder máximo, Lúcifer no topo. Uma filosofia ou religião que tem Lúcifer no comando ou no topo mostra que tais seguidores são adeptos declarados de Satanás. Em Jo 8.44 Jesus mostra as características do Pai da Nova Era.

c) O Ying-Yang. Afirmam que este símbolo representa o equilíbrio entre o masculino e o feminino, entre a energia cósmica negativa e positiva. Representa na verdade a ligação energética com os poderes dos demônios. O salvo em Cristo não precisa depender de equilíbrios ou vibrações cósmicas ou astrológicas, para as suas decisões e direção de sua vida. Deus controla todas as forças do Universo e, pelo Espírito Santo nos reveste com a medida certa e suficiente de força para as batalhas nossas de cada dia. (Fp 4.6).



4. O Maitreya e o Sistema Religioso da Nova Era: Os adeptos da Nova Era esperam por um tipo de messias, avatar, que coloque ordem no mundo e estabeleça a paz. Acreditam que cada era possui o seu avatar e que para era de aquário também se levantará uma espécie de messias. Os segmentos da Nova Era usam nomes diferentes para designar o avatar; os mais correntes são Saint Germain e Lord Maitreya. No entanto, crêem unanimemente na vinda desse avatar, e esperam que ele unifique todo o mundo debaixo de um único governo e estabeleça a paz para a humanidade.

a) Quem é o Maitreya? O proclamado "Cristo" da Nova Era, não é como muitos pensam, o Senhor Jesus Cristo, mas é o Maitreya (um nome esxta-bíblico). Esse elemento ainda vai se revelar como o educador do mundo e que deverá assumir o governo do planeta. O deus dos adeptos da Nova Era é Lúcifer, de quem receberão o poder para controlar o futuro governo mundial. Conforme o ensino da Nova Era, o Maitreya é o mestre dos mestres. É apresentado como o "Cristo" para enganar o mundo, A ousadia desse escravo de Lúcifer chega ao ponto de ao ponto de afirmar que Cristo teria sido um de seus discípulos, que alcançou um grau muito alto. A sua vinda como Cristo tem sido anunciada pela Nova Era, desde a década dos anos oitenta como o super ajudador deste mundo. Veja 1 Jo 2. 18

c) Os argumentos da nova era para o arrebatamento: A proposta da Nova Era , contudo, é extremamente hipócrita. Prega a fraternidade entre os homens ao mesmo tempo que restringe a liberdade religiosa. Se todos terão que se submeter a este esperado líder espiritual, o que vai acontecer com os que não se submeterem? Satanás, sabendo que o Senhor Jesus virá arrebatar a sua Igreja(1 Ts 4.15-17; 1 Co 15.51,52), já arrumou um explicação para o desaparecimento repentino dos cristãos fiéis. Certo segmente da Nova Era afirma existir na Terra um povo muito primitivo, o qual não concordará com as nova premissas e será repentinamente seqüestrado numa nave espacial e levado para outro planeta.

d) Jesus é o único Caminho para Deus. (Jo 14.6). Jesus é o único caminho para o homem chegar a Deus. Entretanto, a Nova Era afirma que Jesus seria apenas mais um Cristo, entre muitos Cristos. Jesus seria apenas o Cristo da Era de Peixes, que estaria se encerrando, para dar início à Era de Aquário cujo cristo seria o senhor Maitrya. A Bíblia Sagrada nos alerta sobre a vinda do Anticristo: "Ninguém, de maneira alguma ,vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus , ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus"( 2 Ts 2.3,4). Veja 2 Ts 2.8-10.


Conclusão: Como vimos nesta lição, embora que sucintamente, o movimento Nova Era é uma grande mentira, e mesmo desmascarado não está vencido. É como uma avalanche que continua rolando montanha abaixo, crescendo e enganando o mundo e destruindo. Acenam com um paraíso terrestre, uma era de paz, uma nova humanidade. A Palavra de Deus diz que quando disserem que há paz e segurança então lhe sobrevirá repentina destruição conf. 1 Ts 5.3. A Nova Era age para implantar o governo de Satanás e sua adoração, contudo quem é dirigido pelo Espírito santo sabe discernir entre o falso e o verdadeiro, principalmente os estudantes da Escola Dominical. Veja Mt 24.23-25.

Suprimento para professores: Sugestão Bibliográfica: 1. Marco André, Nova Era , o que é? De onde vem? O que pretendem? Editora Betânia. 2. Gerhard Sautter, New Age, Editora Vida Nova.. 3. Ricardo Gondin, O Evangelho da Nova Era, Ed. Abba.

A Nova Era tem planos concretos para o mundo inteiro. Por meio de um desenho, onde uma lagarta aparece no plano inferior, um pouco mais para cima de um casulo e, finalmente, bem em cima, uma borboleta, Pierre Weil tenta ilustrar o processo de metamorfose para a transformação da sociedade no mundo inteiro. Conforme este autor, tudo que é tradicional precisa ser transformado para dar lugar a uma nova era. O objetivo deste movimento vai muito além dos aspectos exteriores da sociedade; pretende-se mudar o próprio homem, seu interior, sua vida mental, sua fé, seus valores.

Os agentes da Nova Era pretendem assumir a liderança da sociedade humana em todas as áreas, ou seja, na política, na economia, na educação, na saúde e na vida religiosa. São dois objetivos básicos que eles pretendem alcançar: a) a formação de um governo confederado na terra (nova ordem internacional) e b) a constituição de uma religião no mundo. Podemos notar que pretendem assumir o controle sobre nossa vida em todos os sentidos e, devido à gravidade desta situação, é importante dar este alerta.

O contexto Histórico secular. O primeiro fato que nos chama a atenção é que o movimento não tem data de fundação e nem fundador; não tem, também, liderança humana a que esteja subordinando ou que lhe trace diretrizes, embora esteja indo exatamente para onde deseja. Enganamo-nos, no entanto, se pensamos que a Nova Era não possui nenhum tipo de liderança. Os verdadeiros líderes, reconhecidos pelos adeptos, são seres espirituais, a quem chamam de espíritos, anjos, extraterrestres. Veja Cl 2.8.

Suprimento: Sobre as eras

As eras ou épocas nesse sentido, têm sido manipuladas aparentemente pelo homem. Mas de fato, quem opera essa manipulação é Satanás. Como disse o Apóstolo Paulo em 2 Co 4.4 , Satanás é o deus deste mundo; assim é ele quem controla o sistema da vida neste planeta, até que o Senhor volte e tome posse de tudo. Teologicamente, defendemos as dispensações: Inocência, consciência, governo humano, patriarcal, lei, graça e milênio.

Os adeptos da Nova Era crêem que a humanidade evoluiu através das eras de touro, carneiro e peixes. Cada era teria seu avatar, sendo Jesus o avatar da Era de Peixes que estaria se encerrando, para dar lugar à era de Aquário cujo avatar seria o senhor Maitrya. Atribuem-lhe ainda outros nomes como o de Saint Germain, Ashtar, Sanat Kumara e Amuna Kur. A humanidade seria unificada em torno deste líder espiritual. Mas é o próprio Senhor Jesus que nos adverte: "Então se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito"( Mt 24.23-25).

Suprimento : Evolução Histórica

Alice Bailey teria recebido mensagens de um mestre tibetano da sabedoria, publicadas em livros que vieram a construir as doutrinas do plano da Nova Era. Por outro lado, Helena Blavatsky teria recebido orientações desse mestres cósmicos e, apoiada por grupos e sociedades secretas, inclusive a Maçonaria , foi um instrumento de Satanás na consolidação do Plano que seria mantido secreto por 100 anos, devendo explodir nos dias da apostasia.

Suprimento: Natureza do Movimento:

Como esse poderio espiritual luciferiano opera neste planeta? Ora, opera usando os milhões e milhões de fiéis seguidores das milhares de religiões pagãs e sociedades espiritualistas secretas, e doutrinas satânicas existentes no mundo. Por exemplo: religiões orientais, espiritismo, esoterismo, gnosticismo, ocultismo, clarividência, astrologia, ufologia, feitiçarias, reencarnações, panteísmo, misticismo etc.

Muitas decisões e mudanças na política e economia mundial, são resultantes da ação da Nova Era nos redutos das organizações secretas. A sua infiltração maléfica é evidente não só nas religiões, mas em todos os setores da sociedade. O propósito da Nova Era é o estabelecimento de uma nova ordem mundial sob o comando de Lúcifer, que sonha ser adorado em lugar de Deus. Tudo está sendo feito mediante a estimulação da consciência de grupo, para chegar-se à consciência global ou holísitica onde haverá unidade na diversidade, a reconciliação dos opostos, como a ciência e o ocultismo. O bem e o mal serão considerados inexistentes. Os valores éticos serão aniquilados.

Suprimento: O que a Nova Era Pensa de Jesus: O Papel de Jesus foi de muita importância para a humanidade, pois, por se tratar de um ser de alta evolução, foi escolhido para implantar a Era de Peixes, para ser o seu Avatar, como afirma Trevisan: "Jesus inaugurou a Era de Peixes, mas anunciando a Era de Aquário. Graças à semente lançada há dois mil anos, hoje a humanidade chegou ao seu grande momento. Foi o Mestre quem implantou as bases da Nova Era".

Suprimento: Outros Símbolos: Pé de Galinha. Surgiu em 1960 com o Movimento Hippie, no formato de uma cruz com os braços quebrados, como descartando o sacrifício de Cristo. Estrela de cinco pontas: Com duas pontas para cima significa Lúcifer. Uma só ponta para cima representa a divindade humana. A Cruz suástica: Símbolo ocultista do partido Nazista. A Fita entrelaçada: Esse símbolo passa a idéia de infinito. Simboliza pactos de sangue entre indivíduos ou organizações, que poderão viver ou morrer, dependendo de não violarem o pacto. Urano: Planeta que rege a nova era. Harmonia com o universo. Etc. Os símbolos são vários e alguns são bíblicos, tais como a pomba , arco-íris; a cruz; estrela de Davi etc. Estes símbolos bíblicos continuam representando o mesmo que sempre representou para os cristãos. A nova era que procure outros.

Suprimento: Sobre o arrebatamento: Argumentos. Outro segmento afirma que tal povo seria mais evoluído, que já teria concluído seu desenvolvimento na Terra e seria enviado para outro lugar do espaço. Isso significa que os demais, ou seja, os que não forem arrebatados, terão que concordar com a nova ordem vigente.
Autor desconhecido.
Talvez o artigo estava no site planeta evangélico e foi retirado.

Fonte: http://solascriptura-tt.org/Seitas/NovaEra-Desconhecido.htm